HU realiza mutirão de cirurgias para retirada de pedras nos rins
Médicos do Hospital Universitário da UFSC vão realizar, nesta sexta-feira, dia 14, das 8 às 18 horas, no centro cirúrgico do HU, o “Mutirão de Litíase Urinária”, no qual vai ser utilizado pela primeira vez o equipamento denominado “Fluoroscópio em Arco em C”, recém adquirido pela instituição. Ele permite a identificação das pedras e a remoção das mesmas. Nessa programação, seis pacientes deverão ser beneficiados. O responsável pela aquisição e cirurgias é o professor Rogério Moritz, do Serviço de Urologia, vinculado ao Departamento de Cirurgia do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.
Serão realizados três cirurgias denominadas Nefrolitotripsia percutânea, com anestesia geral por meio da introdução de uma agulha, através de controle do arco em C, até o interior do rim. A partir daí, é deixado um fio guia por onde é realizada a dilatação do trajeto até se conseguir posicionar um tubo, que permite um acesso visual ao interior do rim. As pedras são então visualizadas e retiradas. Quando elas são muito grandes são fragmentadas mediante aparelhos ultrassônico ou balístico e os fragmentos são então removidos. Isto é conseguido com um pequeno corte de cerca de 2 cm.
Também serão feitas três cirurgias denominadas Ureterorrenolitotripsia. Com o paciente anestesiado, é introduzido um aparelho fino (Ureteroscópio) pela uretra do paciente até penetrar sob visão, por videoendoscopia, o ureter. Ao se encontrar a pedra e esta tiver o tamanho que permita a retirada inteira, a operação é realizada. Caso seja maior, ela é quebrada e seus fragmentos são retirados.
O Hospital Universitário é o único hospital do SUS a realizar esse procedimento em Florianópolis. “Essas técnicas, dentro do conceito de cirurgia minimamente invasiva, permitem resolver o problema das pedras no rim ou no ureter, sem cirurgia (aberta). Isso também permite um pós-operatório mais confortável, com retorno às atividades normais em cerca de 2 a 7 dias após a operação, diz Moritz.
Com o Fluoroscópio em Arco em C, o Serviço de Urologia do Hospital Universitário se iguala aos demais centros urológicos qualificados do país e do exterior. O HU investiu R$ 300.000,00 no aparelho.
Outras informações com o médico Rogério Moritz, no fone 8823.7730. A imprensa poderá acompanhar as cirurgias.
Por José Antônio de Souza/ Jornalista na Agecom
Fotos: Jones Bastos