Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação será submetida em reunião histórica

03/09/2009 17:30

No dia 11 de setembro, será apreciada a Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, elaborada após ampla consulta aos segmentos envolvidos na pesquisa, no financiamento e desenvolvimento de produtos e processos inovadores, entre eles todas as Instituições de Ensino Superior representadas no Conselho Superior da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). A cerimônia terá a presença do secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, e de outras autoridades do governo, do setor empresarial e das universidades.

A proposta da nova política será submetida ao Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti). O Conciti é presidido pelo governador Luiz Henrique da Silveira e vai ser instalado na mesma solenidade. A primeira reunião será às 10h. “Este ato representa um momento de júbilo para Santa Catarina, pois coroa todo um processo de afirmação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso Estado”, diz o presidente da Fapesc, Diomário Queiroz.

A reunião do Conciti terá lugar no Centreventos Ministro Renato Archer, a ser inaugurado às 9h, do dia 11, pelo governador, que sucedeu Archer no Ministério de C&T. Ter dado seu nome ao principal auditório do ParqTec Alta é uma “justa homenagem dos catarinenses àquela pessoa que tanto contribuiu para afirmar as bases da Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso país”, nas palavras de Queiroz.

Ao final da manhã, a Fapesc lançará lançadas chamadas públicas e o Prêmio Inovação Catarinense, em reconhecimento a pessoas, a instituições e a empresas que se destacarem na promoção do conhecimento e prática da inovação e na geração de processos, bens e serviços inovadores.

Outras informações com Heloisa Dallanhol pelos telefones (48) 3215-1208 e 8418-1180, ou e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br.

Fonte: Heloisa Dallanhol