Professores da UFSC lançam livro sobre Cirurgia Ortognática

01/09/2009 17:04

O livro Estética Facial – A Cirurgia Ortognática passo a passo para Ortodontistas e Cirurgiões foi escrito pelos professores do curso de Odontologia José Nazareno Gil e Jonathas Claus. Lançado nacionalmente, em Fortaleza, dia 20 de agosto, durante o XX Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, terá sua noite de autógrafos, em Florianópolis, dia 2 de setembro, às 20h,no Hotel Majestic.

A obra conta uma experiência de 20 anos em Cirurgia Bucomaxilofacial, especialmente em Cirurgia Ortognática e apresenta uma filosofia de tratamento dos pacientes que apresentam deformidades dento-faciais. “Estas alterações na face são reflexo de um relacionamento incorreto dos maxilares e determinam alterações estéticas desfavoráveis, que estão associadas a uma importante deficiência mastigatória, respiratória, de fonação e de possíveis dores relacionadas à articulação da mandíbula com o crânio”, explica o autor, José Nazareno Gil.

Estética Facial é destinado a estudantes de odontologia, cirurgiões-dentistas, pós-graduandos em ortodontia e cirurgia, cirurgiões bucomaxilofaciais e ortodontistas.

“A linguagem direta e simples com que os autores abordam os temas torna a leitura bastante agradável. Os capítulos foram dispostos de forma ordenada e didática, o que envolve o leitor à medida que os mesmos se sucedem. Assuntos muito interessantes e atuais, como o traçado preditivo digital, as aplicações da osteotomia vértico-sagital e as questões de sequencia cirúrgica nas osteotomias combinadas, são abordados com muita propriedade” resenhou, o professor Paulo José Medeiros (UERJ).

Saiba mais sobre a cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, que não as conseguiram corrigir com aparelhos ortodônticos. Isto se dá uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, daí se faz necessário uma correção óssea.

As deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores.

A prática visa restabelecer o equilíbrio anatômico da face, das funções mastigatória, respiratória e da beleza estética, trazendo grandes benefícios aos pacientes operados, como a melhora da relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporomandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social.

A cirurgia é indicada a partir dos 17 anos de idade – momento em que o crescimento dos ossos faciais já está no final. Ela é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, o paciente recebe alta no dia seguinte.

Alguns fatores que indicam a necessidade da cirurgia ortognática, podem ser percebidos facilmente. São eles: dificuldade na mastigação e deglutição, desgaste excessivo dos dentes, mordida aberta, profunda ou cruzada, aparência facial desarmônica, defeitos congênitos ou sequelas de trauma na face, queixo pequeno ou retraído, grande ou protuído, ou ainda desviado para um dos lados, mandíbula muito para frente ou projetada, muito para trás ou retruída, incapacidade de fechar os lábios sem esforço muscular, respiração bucal crônica, dor crônica na ATM , cefaléias e síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

Sobre os autores

José Nazareno Gil é mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, ex-residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital de Ipanema – RJ, fellow na Northwestern University Dental School, Chicago – USA em Cirurgia Ortognática. Atualmente é professor de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e de Implantodontia da UFSC e coordenador do Curso de Especialização e Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HU – UFSC.

Jonathas Daniel Paggi Claus é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo HU – UFSC. Atualmente é professor do Curso de Especialização e Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HU – UFSC.

Mais informações: gil@ccs.ufsc.br

Por Maria Luiza Gil/bolsista de jornalismo da Agecom