Projeto Agrocidade traz produtores rurais à UFSC

22/04/2009 10:26

Agricultores de Salete visitam a UFSC...

Agricultores de Salete visitam a UFSC...

Agricultores do município de Salete, Santa Catarina, estiveram na UFSC na última sexta-feira, 17/4. Eles são participantes do Estágio Vivência, uma disciplina obrigatória do curso de Agronomia criada com o objetivo de integrar os futuros engenheiros agrônomos ao meio rural. Dentro da programação deste estágio acontece uma segunda etapa, chamada Projeto Agrocidade, que é esta visita das famílias rurais a cidade de Florianópolis e à UFSC, principalmente às instalações do Centro de Ciências Agrárias. Os visitantes foram recepcionados pela reitora em exercício, Maria Lúcia de Barros Camargo, e pelo professor José Carlos Zanelli, ocasião em que foram diplomados como colaboradores.

“A idéia do estágio é a de proporcionar aos nossos acadêmicos, em sua maioria de origem urbana, a oportunidade de conviverem com uma família rural e com o meio rural, acompanhando as atividades diárias e de rotina da agricultura” explica Zanelli. Os estudantes permanecem por três semanas nas propriedades morando com as famílias rurais. Em Salete, 50 famílias abriram as portas de suas casas para os estudantes. Os contatos com prefeitos e secretários de agricultura dos municípios são realizados pelo professor José Carlos Padilha, responsável pela disciplina.

...e recebem diplomas da reitora em exercício

...e recebem diplomas da reitora em exercício

Durante a recepção aos agricultores, a reitora em exercício destacou a importância da colaboração prestada por eles ao permitir que seus lares se transformem em salas de aula da UFSC. Também comentou o quanto esta experiência auxilia na formação de melhores profissionais. Maria Lúcia aproveitou ainda a presença dos agricultores para divulgar o curso de Agronomia que a UFSC passa a oferecer a partir do próximo ano no Município de Curitibanos.

Neide Moraes, uma das agricultoras homenageadas, elogiou a atuação da UFSC em diversas áreas, com destaque para o atendimento do Hospital Universitário.

Outras informações pelo telefone 3721-5359.

Saiba mais

Colonizada por alemães e italianos, Salete tem na afetividade e cultura de seus habitantes uma marca registrada.

Data de fundação – 29 de dezembro de 1961.

Principais atividades econômicas – Agricultura, indústria e comércio.

População – 7.164 habitantes.

Colonização – Italiana e alemã.

Principais etnias – Italiana e alemã.

Localização – Alto Vale do Itajaí, a 260km de Florianópolis.

Área – 210km2.

Clima – Temperado, com temperatura média entre 15ºC e 25ºC.

Altitude – 560m acima do nível do mar.

Cidades próximas – Dona Emma, Taió, Victor Meirelles, Rio do Campo. (Fonte: www.sc.gov.br/portalturismo/).

Por Mara Paiva/ Jornalista da Agecom

Fotos: Paulo Roberto Noronha/Agecom