UFSC é sede de XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia

31/10/2008 15:13

De 2 a 5 de novembro a UFSC sedia o XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, no Centro de Cultura e Eventos. A programação do simpósio conta com seis sessões técnicas compostas por palestras e apresentação oral de trabalhos e pôsteres. O evento recebeu cerca de 230 trabalhos. O encontro também promove a 1ª Reunião da Rede Sul-Americana de Coleções e Ensino em Paleobotânica e Palinologia (Rescepp), que vai oferecer visitas guiadas à Bacia do Paraná e outros pontos da serra catarinense.

Na cerimônia de abertura, na noite de domingo, 2/11, será realizada uma palestra com o Edison José Milani, da Petrobrás, sobre os 100 anos da Coluna White, tema central do encontro. Coluna White é o nome dado a mais importante coluna estratigráfica da Bacia do Paraná, estudada pela primeira vez pelo americano Israel White em um relatório publicado em 1908.

Uma coluna estratigráfica é um conjunto de afloramentos, exposição de rochas ou camadas de diferentes épocas. A descrição da Coluna White é considerada um marco para a geologia brasileira e resultou em um vasto acervo de dados sobre os tipos de carvão encontrados no sul do Brasil. A cerimônia de abertura também fará homenagem à Norma Maria da Costa Cruz, paleontóloga com mais de 50 anos de carreira que hoje trabalha na Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM).

O evento é promovido pela Associação Latino-Americana de Paleobotânica e Palinologia e sua comissão organizadora é composta por representantes de universidades como UFSC, UFRGS, Unisinos e Ulbra. O simpósio também tem apoio de agências de fomento, da Petrobrás e da CPRM.

Saiba Mais:

A paleobotânica é um campo de estudo que combina a biologia e a paleontologia. Estuda fósseis vegetais, ou seja, restos de plantas preservados em rochas. A palinologia é o ramo da paleobotânica que estuda fósseis de grãos de pólen. Por ter uma camada química de proteção, o pólen é uma estrutura muito resistente. Além disso, é dispersado por plantas regularmente em quantidades enormes, o que faz com que seja um tipo muito comum de fóssil.

Inscrições no site do evento: http://www.xiisbpp.com.br

Mais informações pelo telefone (48) 3721 – 8544 com a professora Sheila Merlotti, ou pelo e-mail sheila@ccb.ufsc.br.

Por Letícia Arcoverde / Bolsista de Jornalismo na Agecom