Bibliotecas apostam em inovação e compartilhamento para melhorar atendimento aos usuários

Rede Pergamum quer integrar 2.500 bibliotecas
“Queremos transformar a Pergamum na maior rede do Brasil, abarcando 2.500 bibliotecas”, disse o coordenador do sistema, Marcos Rogério de Souza, da PUC/PR – instituição cuja Divisão de Processamento de Dados desenvolveu o programa, há mais de duas décadas. “Cases” mostrando o avanço do empréstimo compartilhado de livros, melhorias na acessibilidade e a criação, pela PUC/RJ, de um sistema interativo que inclui blog, chat e links para livre utilização dos usuários chamaram a atenção dos participantes do encontro. “Nosso objetivo é trazer a inovação e a qualidade para dentro da rede, beneficiando professores, alunos e a comunidade em geral”, afirma a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa de Fátima Amboni.
A vantagem da Rede Pergamum é que estabelece padrões e serviços que facilitam a consulta e a navegação pelos usuários, democratizando o acesso a livros, teses, dissertações e artigos das 232 instituições que já utilizam o software. A partir do evento de Florianópolis, a intenção é estender a rede, compartilhando ainda mais os conteúdos e aumentando a oferta de serviços. Para tornar viável essa meta, foi criada uma comissão consultiva composta por bibliotecários de várias instituições – UFSC, PUC/PR, Universidade Católica de Brasília, Tribunal Regional Federal e PUC/MG –, que vai assessorar a rede, para difundir o seu planejamento, estratégias e diretrizes.
Criado em 1986 como programa e transformado em rede uma década depois, o Pergamum se tornou uma ferramenta fundamental diante da crescente demanda pela informação automatizada, seguindo padrões que foram sendo incorporados à rotina da maioria das bibliotecas universitárias do país. Com a expansão da educação a distância, sua importância cresceu ainda mais. Agora, será disponibilizado um catálogo para a consulta das referências bibliográficas disponíveis nas instituições que compõem a rede. Com isso, ela será útil também para os usuários não-institucionais, como empresas e escolas de todos os níveis, por meio da internet. “Em breve, seremos a maior rede da América Latina, atendendo também a profissionais liberais e outros interessados”, prevê o coordenador da Pergamum, Marcos de Souza.
A UFSC foi a primeira universidade federal e implantar o Pergamum e acompanhou, ao longo desse tempo, o aprimoramento do software. No encontro realizado em Florianópolis, um dos destaques foi a apresentação das melhores práticas relacionadas ao sistema, possibilitando o compartilhamento de experiências bem-sucedidas por todas as 222 instituições representadas. “A rede vai cada vez mais criar padrões e estratégias de busca que facilitem a vida do usuário”, diz Narcisa Amboni. Paralelamente, haverá o cuidado de investir na capacitação dos bibliotecários, que por sua vez vão preparar os usuários – os professores e alunos da universidade, por exemplo – através da utilização rotineira dos recursos on line.
Mais informações com a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa de Fátima Amboni, pelo fone (48) 3721-9603.
Por Paulo Clovis / Jornalista da Agecom