Galeria de Arte da UFSC abre exposição coletiva da Aaplasc – Homenagem a Max Moura

Max Moura e sua obra fotográfica com intervenção no negativo
A exposição é também uma homenagem ao artista plástico catarinense Max Moura, falecido recentemente, e que também foi um dos presidentes da Aaplasc. Nessa mostra, ele terá um espaço especial na galeria, onde algumas de suas obras serão apresentadas ao público. As obras escolhidas para essa homenagem, provenientes de alguns acervos locais, têm a curadoria de Neno Brazil.
Segundo o presidente da Aaplasc, “a inquietação criadora de Max, a maneira com que assumiu os desafios de sua época, o seu coleguismo e a sua ética profissional fazem dele um excelente exemplo dos ideais que a Aaplasc busca alcançar. Sua contribuição agregou uma constante atualização e um consequente amadurecimento do fazer artístico em nosso Estado”.
A exposição apresenta cerca de 40 obras, em várias técnicas, incluindo instalações, esculturas, cerâmicas, objetos, pinturas e gravuras, mostrando a diversidade da produção dos artistas da Aaplasc. Cada artista exporá apenas uma obra de pequeno formato, devido às dimensões do espaço e à grande quantidade de expositores. As obras não estarão à venda nessa exposição.
Ivan de Sá destaca que a Aaplasc é uma entidade que reúne os mais expressivos artistas de nosso Estado, e tem representantes no Conselho Estadual de Cultura e na Comissão de Seleção de Obras Públicas e seus artistas ocupam cargos de relevância em vários órgãos ligados à Cultura Catarinense.
Ainda segundo o presidente, “o conjunto das obras expostas, onde cada autor utiliza-se das mais diferentes técnicas e suportes, dá uma ideia ao público expectador do nível atingido por alguns dos mais representativos artistas atuantes em Santa Catarina, que integram o quadro social da Aaplasc, hoje, sem dúvida, qualitativamente uma das mais importantes associações de artistas plásticos do sul do País”.
Sobre a Galeria de Arte da UFSC
A Galeria de Arte da UFSC, que completa vinte anos de atuação neste mês de agosto, tem se consolidado como espaço de referência para exposições no Estado de Santa Catarina. Local de estudo e apreciação da arte, realiza workshops e encontros com artistas, ampliando o acervo de obras de arte que promovem a humanização do campus. Apresenta trabalhos de diversos artistas plásticos locais, nacionais e estrangeiros, em uma dezena de exposições individuais ou coletivas em que cerca de 60 artistas apresentam seus trabalhos para um público da ordem de 10 mil pessoas por ano.
Espaço cultural com localização privilegiada dentro do campus da UFSC, a Galeria de Arte tem programação permanente e realiza uma nova exposição a cada mês. Com sala de exposição denominada Aníbal Nunes Pires, e área de 220m², dispõe de infra-estrutura necessária à realização de mostras de qualquer natureza.
As exposições realizadas na Galeria de Arte têm possibilitado que se ofereça à comunidade universitária um “Encontro com o Artista”. O objetivo desse encontro é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino. Nesses encontros o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte.
Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. “O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia”, enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria.
Um dos objetivos do espaço é mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate, discussão e conhecimento de novas técnicas do fazer artístico. Diversos artistas de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil já realizaram exposições na Galeria, tanto em exposições individuais, como coletivas, a exemplo de grupos de artistas do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Além dos brasileiros, a presença de artistas estrangeiros foi marcada por exposições como a do argentino Alejandro Pita, da austríaca Moje Menhardt e do designer de cerâmica do Museu Guggenhein de Nova York, o norte-americano Gene Anderson. Ele, além da exposição, realizou um workshop, durante um mês, com um grupo de ceramistas locais, o que resultou numa obra que está afixada em parede externa de edifício da UFSC.
Para artistas interessados em expor na UFSC, a Universidade oferece a infra-estrutura física, com sala de exposições, sala de apoio de montagem/desmontagem, pequena copa e banheiro. Além disso, a Universidade também oferece a impressão de cerca de 700 convites modelo padrão para serem encaminhados pela instituição e pelos artistas. A equipe do Departamento Artístico Cultural (DAC), que administra a galeria, oferece os serviços de apoio administrativo, bem como de apoio à divulgação junto à imprensa local, que tem dado grande visibilidade às atividades nessas duas décadas de trabalho. As obras que forem selecionadas deverão ser encaminhadas e retiradas por conta dos artistas expositores. A abertura de inscrições de propostas para exposições em 2010 deverá acontecer ainda neste segundo semestre de 2009.
A galeria está localizada no andar térreo do prédio do Centro de Convivência do campus, e faz parte do DAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.
Serviço
O quê: Exposição Coletiva da AAPLASC – Homenagem a Max Moura.
Quando: Abertura: Dia 25 de agosto de 2009, terça-feira, às 19 horas. Visitação: Até 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30min.
Onde: Galeria de Arte da UFSC, andar térreo do Centro de Convivência, Florianópolis.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Galeria (48) 3721-9683 – galeriadearte@dac.ufsc.br – www.dac.ufsc.br
Contato com a Aaplasc: Ivan de Sá (48) 3233-2789 ou 8421-2222 aaplasc@gmail.com
Fonte: [CW] DAC: SeCArte: UFSC, com material institucional e dos expositores