UFSC cria licenciatura em Educação do Campo

Educação no campo
A licenciatura visa formar professores em educação do campo nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e Ciências Agrárias. Será desenvolvido em uma ação integrada entre o Centro de Ciências de Educação e o Centro de Ciências Agrárias. O formando poderá atuar no ensino fundamental e médio.
As aulas devem iniciar no segundo semestre deste ano, com previsão de 50 vagas a serem preenchidas pelo vestibular suplementar que será realizado em julho. O currículo será desenvolvido pela Pedagogia da Alternância, que significa que os acadêmicos terão um “tempo integral na Universidade”,onde será desenvolvida a parte teórico-pedagógica e um “tempo comunidade”, onde os alunos estabelecerão a relação entre o teórico e a práxis.
O projeto do curso, além de fazer parte do Plano de Expansão Reuni,
foi aprovado pelo Edital Especial lançado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Essa estrutura garante a contratação de professores, recursos para
ampliação de espaço físico e para a manutenção dos alunos (alojamento, alimentação, deslocamento, etc.). Também vai auxiliar o deslocamento do professores para acompanhamento do ´tempo comunidade`.
O projeto foi pensado e organizado pedagogicamente para funcionar em módulos. O processo de implantação é coordenado pela professora Beatriz Collere Hanff, do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Educação da UFSC.
Fonte: Mauro Jeunehomme Tonon / Centro de Educação
tel: (48) 99075158 – 37219336
Leia também: Vestibular suplementar da UFSC abre 645 vagas em quatro campi