UFSC cria dois novos grupos artísticos: Madrigal e Orquestra de Câmara

Miriam : regente e coordenadora
O Madrigal da UFSC será composto por 16 vozes, incluindo quatro naipes: soprano, contralto, tenor e baixo. A Orquestra de Câmara será composta por dez músicos, sendo quatro violinos, duas violas, um violoncelo e um contrabaixo. Duas vagas são reservadas a um ou mais dentre estes instrumentos, caso também sejam aprovados.
Os projetos de extensão para a formação do Madrigal da UFSC e da Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial um espaço para desenvolverem suas habilidades artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.
Para participar do processo seletivo os candidatos devem atender à chamada pública cujos textos estão disponíveis no site www.noticiasdodac.blogspot.com . As inscrições deverão ser feitas das 14h às 18h, na Secretaria do Departamento Artístico Cultural (DAC). Os trabalhos do Madrigal e da Orquestra de Câmara serão coordenados por Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC, desde 2004.
Atuando junto ao DAC, a universidade conta com o Coral da UFSC, em atividades há mais de 45 anos, e com grupos de teatro como o Grupo Pesquisa Teatro Novo (30 anos), Grupo da Oficina de Teatro para Adolescentes (20 anos) e Grupo O’Gia (dois anos). A universidade também tem um Grupo de Danças Folclóricas da Terceira Idade e o Grupo de Dança Fazendo Corpo Mole, ambos coordenados por professoras do Centro de Desportos (CDS).
Com a criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara, a UFSC amplia a possibilidade de participação da comunidade universitária em atividades artístico-culturais e dá mais um passo rumo à criação de um Curso de Música, ampliando o ensino de graduação em Artes, como acontece com os jovens cursos de Cinema e de Artes Cênicas.
Sobre a regente e coordenadora
Miriam Moritz formou-se em música pela UDESC em 1987, onde estudou flauta transversal, canto e canto coral. Iniciou a profissão como auxiliar de regência no mesmo colégio onde estudara em 1988. Neste mesmo ano começou a lecionar flauta transversal em Escolas de Música da cidade. Morou por quase cinco anos em Portugal, aprimorando a profissão de instrumentista e executando os mais variados estilos musicais na flauta transversal e percussão.
De volta a Florianópolis, deu continuidade ao seu aprimoramento na área musical participando de cursos e congressos. Lecionou na Escola Dinâmica, onde musicalizava quase 500 alunos. Criou o Coral Infantil na Escola Dinâmica. Na escola de Música Compasso Aberto, lecionou percepção e teoria, flauta transversal, flauta-doce, canto, musicalização infantil, violão, percussão, e formou os seguintes grupos vocais: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes e Boca Chiusa, de adultos e ainda um grupo instrumental e vocal formado por adolescentes.
Em 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003 finalizou o curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL. Em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. Atualmente leciona canto, flauta transversal e continua regendo o Grupo Vocal Bocca Chiusa.
Na UFSC desenvolveu os seguintes projetos: Trilhando Caminhos para uma Nova Escuta: a Musicoterapia e o Usuário de Implante Coclear; Melhoria da Qualidade de vida de portadores de Parkinson através da Música e da Fisioterapia e o Canta Caeira 21. Atualmente, além da regência do coral, desenvolve os seguintes projetos na UFSC: Atividades de Canto em Grupo para Iniciantes e Atividades Musicais para Pessoas com Doença de Parkinson.
Como regente do Coral da UFSC, Miriam Moritz trabalha um repertório variado de autores brasileiros e internacionais que o grupo apresenta em eventos na UFSC e em outras cidades. Além disso, coordena o projeto: O Corpo na Música, a Música no Corpo: a comunidade num Processo de Interação interdisciplinar com o Grupo de dança Fazendo Corpo Mole, coordenado pela professora Luciana Fiamoncini. do Centro de Desportos da UFSC.
SERVIÇO:
O QUÊ: Inscrições para formação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC, com bolsas de extensão para alunos de graduação.
QUANDO: De 13 a 15 de abril, das 14h. às 18h.
ONDE: Secretaria do Departamento Artístico Cultural – DAC, Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Inscrição gratuita. Veja Chamada Pública no site www.noticiasdodac.blogspot.com
CONTATO: DAC: Miriam Moritz (48) 3721-9348
Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com informações fornecidas pela coordenadora das atividades.