Doutorando da UFSC ganha prêmio internacional na área de Engenharia Mecânica

21/09/2010 10:09

Um estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina foi reconhecido internacionalmente. O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Moisés Alves Marcelino Neto, foi o segundo colocado na categoria Melhor Trabalho Acadêmico, na vigésima edição da Conferência Internacional de Engenharia de Compressores. Realizado entre os dias 12 e 15 de julho, nos Estados Unidos, o evento é um dos mais tradicionais na área de compressores e refrigeração do mundo.

O trabalho, orientado pelo professor Jader Riso Barbosa Junior, trata da absorção do fluido refrigerante natural R-600a no óleo lubrificante, dois compostos presentes no interior do compressor, o coração dos aparelhos de refrigeração. A absorção ocorre devido ao funcionamento cíclico do refrigerador e é uma etapa fundamental no projeto do compressor, já que tem uma relação direta com o dimensionamento de seu motor elétrico. A caracterização da etapa de absorção do refrigerante nos óleos lubrificantes pode colaborar com a redução de custos de fabricação e operação do equipamento e, no futuro, influenciar de forma positiva o consumidor e o meio ambiente.

A premiação reflete o investimento da universidade na pesquisa na área de refrigeração. Em 2009, a UFSC aprovou junto ao CNPq e à Fapesc o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica. As investigações e aplicações de novas tecnologias são coordenadas pela equipe do Pólo (Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica), que reúne cerca de 100 pessoas, entre pesquisadores e técnicos.

Mais informações: jrb@polo.ufsc.br / moises@polo.ufsc.br

Por Claudia Mebs Nunes / Bolsista de Jornalismo na Agecom