Programa de Pós-Graduação em Geografia faz 25 anos e lembra centenário do professor e geógrafo Víctor Peluso

05/08/2009 12:08

Em comemoração aos seus 25 anos, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC e o Projeto Memória da Geografia Brasileira Contemporânea, do Departamento de Geociências, promovem uma Sessão Tributo em homenagem ao centenário de nascimento do geógrafo e professor Víctor Antônio Peluso Júnior.

A cerimônia será realizada nesta sexta-feira, 7 de agosto, às 15h, no Auditório Paulo Lago, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. “Trata-se de uma solenidade em que a UFSC vai homenagear aquele que é considerado o mais Importante geógrafo catarinense do século XX.”, explica o vice-coordenador da Pós-Graduação em Geografia, professor Ewerton Vieira Machado.

A programação prevê a mesa-redonda Diálogos Geográficos, sobre o homenageado. “Serão conversas em torno da memória do professor Peluso, sobre relação familiar e acadêmico-profissional.”, conta o coordenador. E para esta mesa estão convidados Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, um dos principais geógrafos e climatologistas brasileiros, Neide Almeida de Oliveira e Odair Gercino da Silva, ex-professores da UFSC. A filha do professor homenageado, Marília Luíza Peluso, professora da Universidade de Brasília, também participa do encontro.

Trajetória

Víctor Antônio Peluso Júnior nasceu em Florianópolis em 1909 e, nesta mesma cidade faleceu, em 1994. Antes de se formar em Geografia pela antiga Faculdade Catarinense de Geografia, (uma das entidades que serviram de base para criação da UFSC), obteve o título de Engenheiro-Geógrafo (1928) pelo antigo Instituto Politécnico de Florianópolis, atuando em missões do antigo Conselho Nacional de Geografia, em campanhas de demarcações geodésicas/coordenadas geográficas, por quase todo o território catarinense.

Exerceu funções técnicas e de comando em órgãos públicos catarinense, como no Departamento Estadual de Geografia e Cartografia, além de funções de Secretário de Estado, em pastas como da Agricultura e Viação e Obras Públicas. Foi um dos responsáveis pela organização do POE- Plano de Obras e Equipamentos, considerado um dos marcos no planejamentos de políticas públicas desenvolvidas para Santa Catarina.

O professor Peluso, como foi conhecido, também integrou a Academia Catarinense de Letras e a Associação dos Geógrafos Brasileiros, onde chegou a ocupar o cargo de presidente. Logo que se diplomou em Geografia, no início da década de 1960, passou lecionar na UFSC, onde ajudou a formar inúmeras turmas de profissionais, tanto de graduação, como em especializações em Geografia, capacitações que deram origem ao programa de pós-graduação, em 1994, com o curso de mestrado, pioneiro no Sul do Brasil.

Mais informações com professor Ewerton Vieira Machado pelo telefone 3721-9412 ou e-mail evm@cfh.ufsc.br.

Por Maria Luiza Gil / Bolsista de Jornalismo na Agecom