Boa atuação da UFSC no Rondon

29/07/2009 17:39

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou neste mês de julho do Projeto Rondon, com uma equipe composta por dois professores e seis alunas, sob a coordenação do professor Luis Moretto Neto, do Departamento de Ciências da Administração. A atuação do grupo abrangeu as áreas de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Comunicação e Engenharia de Alimentos, na cidade de Restinga Seca, próxima a Santa Maria, Rio Grande do Sul.

As alunas são: Andressa Larios, da 6ª fase de Ciências Contábeis, Naiara Pagnan e Iara Cruz, da 8ª fase de Engenharia de Alimentos, Mariana Ferreira, da 6ª fase de Administração, Laila Tiossi, da 8ª fase de Direito e Lígia Lunardi, da 6ª fase de Jornalismo.

O professor Luis Moretto Neto ficou responsável por assuntos relacionados a fluxo de caixa, um relatório gerencial que dá subsídios para que se faça uma análise da saúde financeira da empresa. Já o professor José Miguel Müller, do Curso de Engenharia de Alimentos, visitou restaurantes, padarias e produtores locais para falar sobre o Manual de Boas Práticas de Fabricação, e constatou que apenas a Agroindústria de Melado tinha conhecimento do Manual.

As inúmeras palestras, oficinas de capacitação e visitas técnicas a 15 empresas de base local no município de cerca de 16 mil habitantes resultou no convite do prefeito Tarcizo Bolzan para que os professores retornem, em janeiro de 2010. Ele solicitou a implantação do Manual de Boas Práticas nas empresas que trabalham com o mercado internacional, além do gerenciamento financeiro das micro e pequenas empresas que participaram dessa primeira etapa.

A equipe, que trabalhou em conjunto com a Prefeitura Municipal, proferiu palestras aos servidores sobre o tema “Desafios da Administração Pública em Termos de Profissionalização”. Desta parceria será implantada pelo prefeito a Escola de Formação de Servidores do Município.

O professor José Miguel e as alunas Iara Ayres Silva da Cruz e Naiara Pagnan da Silva, de Engenharia de Alimentos, visitaram as escolas municipais para orientar as merendeiras. A equipe promoveu apresentações de filmes sobre as regiões brasileiras, discutindo a diversidade do Brasil, conversou sobre finanças pessoais com foco para “Como cuidar do meu dinheiro” e visitou a Cotrisel (Cooperativa Triticola Sepense), a maior processadora de arroz do Rio Grande do Sul e do país. O grupo da UFSC também foi ouvido na Câmara de Vereadores de Restinga Seca e participou de um programa de rádio, no qual durante trinta minutos informou sobre as atividades do Projeto Rondon.

O Projeto Rondon é gerido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o MEC, e objetiva oportunizar aos estudantes universitários o conhecimento das diferentes realidades que coexistem em nosso país, enquanto ajudam no desenvolvimento de comunidades.

Por Celita Campos/jornalista da Agecom