Fluxo de Caixa é foco da ação de rondonista da Ciências Contábeis

24/07/2009 16:25

Andressa faz fluxo de caixa com proprietária de restaurante

Andressa faz fluxo de caixa com proprietária de restaurante

Em apenas 12 dias, Andressa Larios, estudante de Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, visitou 12 estabelecimentos e fez quatro palestras em Restinga Seca (RS), através do Projeto Rondon. Em todos os locais o assunto foi o mesmo: como trabalhar com fluxo de caixa, um relatório gerencial que dá subsídios para que se faça uma análise da saúde financeira da empresa.

Ao longo das palestras, Andressa explica o que é fluxo de caixa, como montá-lo e qual a sua importância para o controle financeiro dos estabelecimentos. “Com a implementação do fluxo de caixa é possível saber no começo do mês se o estabelecimento terá recursos financeiros suficientes para quitar as despesas do período. Com essa informação em mãos, o empresário pode buscar alternativas para que o caixa feche em equilíbrio”, exemplifica.

Em paralelo às palestras, foram feitas visitas técnicas a estabelecimentos interessados em usar o relatório gerencial como fonte de tomada de decisões. “Os empresários devem ter consciência de que o sucesso ou fracasso de seus negócios depende da sua tomada de decisão. E essa decisão deve ser embasada em relatórios que mostrem a realidade econômica da empresa, como é o caso do fluxo de caixa”, explica. Além de buscar soluções para as principais dificuldades na gerência das finanças das empresas, Andressa estruturou o fluxo de caixa para os estabelecimentos.

Ao final da experiência, a estudante acredita que, além do aprendizado dentro da sua área de atuação, conseguiu desenvolver bastante sua comunicação. “Falar em público sempre foi um desafio para mim. E aqui, além das palestras que ministrei, falei na rádio três vezes. Antes do Rondon eu não buscaria enfrentar esses desafios”, explica a rondonista, que recomenda que todos os estudantes de Ciências Contábeis participem do Projeto.

O Projeto

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades.

Cerca de dois mil universitários participam anualmente do Projeto, que acontece todos os meses de julho e janeiro ou fevereiro e tem duração de 15 dias. O Ministério da Defesa está se planejando para aumentar as vagas para dois mil e 500 alunos em 2010 e três mil em 2011.

Por Lígia Lunardi/ Aluna do curso de Jornalismo e participante do Projeto Rondon

Fotos: Equipe do Projeto Rondon

Leia mais sobre o Projeto Rondon:

. Estudante da UFSC leva cinema brasileiro a alunos de escolas públicas através de Projeto Rondon

. Projeto Rondon leva seis alunas e dois professores da UFSC à Restinga Seca