Câmara homenageia Jornalismo da UFSC

Loureiro, Áureo Moraes(coordenador do curso) e Justo
A sessão foi aberta com discurso de saudação, em nome da Câmara, do vereador Márcio de Souza (PT), que fez um histórico do curso, destacando várias de suas passagens. O jornalista Moacir Pereira discursou em nome dos homenageados, enfatizando que o curso surgiu num momento extremamente difícil da política brasileira. Também fez menção à trajetória do curso nas últimas décadas, lembrando alguns personagens chaves nesse processo, como os professores Celestino Sachet, Silvio Coelho dos Santos e Caspar Erich Stemmer, além do pequeno grupo de mestres que esteve à sua frente no início.
Na sessão de hoje a Câmara aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Ricardo Vieira (PCdoB) no qual o Legislativo manifesta ao Supremo Tribunal Federal sua contrariedade com a decisão que liberou o diploma de jornalista para o exercício da profissão.
Pouco antes, em seus discursos na sessão em homenagem aos 30 anos do curso de Jornalismo da UFSC, os oradores criticaram a decisão do STF. O vereador Márcio de Souza (PT) qualificou-a como “um golpe, quase letal”. O jornalista Moacir Pereira disse que a desregulamentação, “foi um lamentável gesto de retrocesso” da mais alta corte de justiça do País.
O reitor em exercício da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, também criticou a desregulamentação, “que não vai parar a nossa universidade; pelo contrário, cada vez mais ela vai querer que seus alunos de jornalismo façam a diferença”.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social – Câmara de Vereadores de Florianópolis.
Foto: Édio Ramos