Presidente da Fapesc ressalta papel de Caspar Erich Stemmer na consolidação do Departamento de Engenharia Mecânica

09/07/2009 12:11

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Antônio Diomário de Queiroz, encaminhou correspondência ao professor e ex-reitor da UFSC Caspar Erich Stemmer comunicando que no seminário “Ciência, Tecnologia e Inovação: a Alemanha como Ator de Destaque no Cenário da Cooperação Internacional”, realizado recentemente na Universidade, foi destacado pelos palestrantes o papel fundamental do ex-reitor no processo de expansão e consolidação do curso e do Departamento de Engenharia Mecânica, que se tornaram referências no Brasil.

Na ocasião, falando sobre o histórico do intercâmbio acadêmico com a Alemanha, o professor Walter L. Weingaertner descreveu como se constituíram as bases do projeto de cooperação que consolidou a pesquisa, principalmente no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. “Tais resultados ganharam dimensão estadual e nacional com a dispersão dos doutores ali titulados por todo o sistema de educação superior de Santa Catarina, colocando a UFSC como partícipe da maioria dos projetos aprovados nos programas de cooperação com a Alemanha”, escreveu Diomário de Queiroz.

“Transpareceu, na ocasião, a proeminente e determinada ação de Vossa Senhoria no sentido de oportunizar a comunidade acadêmica e, por extensão, à sociedade catarinense a possibilidade de cooperação acadêmica com a Alemanha, a qual, no decorrer dos últimos decênios, vem se transformando em ativos de ciência e tecnologia para nosso estado e o país”, finalizou o presidente da Fapesc. No evento, foi aplaudido por todos um voto de gratidão ao professor Stemmer, fato igualmente comunicado ao ex-reitor na correspondência.

O seminário de cooperação internacional foi realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e contou com a presença de 57 professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de várias regiões do estado. Ali, a UFSC, a Udesc e instituições do sistema Acafe apresentaram seus projetos de pesquisa em parceria com as instituições de ensino superior alemãs e a Fapesc relatou os resultados de seu convênio de cooperação com a Agência de Intercâmbio Brasil-Alemanha (DAAD). O evento contou ainda com exposições feitas pela diretora da DAAD, Gabrielle Althoff, e pelo representante acadêmico da Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG) no Brasil, Helmut Galle.