Instituto de Estudos de Gênero promove eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher
Para os integrantes do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) no ano de 2009 o movimento de mulheres e o campo dos estudos de gênero vão ampliar suas reflexões sobre a trajetória feminista no mundo. O compromisso do Instituto com a pauta feminista na atual conjuntura, vislumbra a possibilidade de mais mulheres engajadas ocupando os principais espaços de decisão e elaboração política e acadêmica no país.
Para dar sequência a esta pauta de pesquisas acadêmicas, o IEG programou uma série de eventos que acontecem nesta semana no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, justamente na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Nesta segunda-feira (9/3), às 14h, no Auditório do CFH, será a aula inaugural da Pós Interdisciplinar e da Pós em História sobre o tema “Quando a gordura começou a deixar de ser formosura”, com Irene Vaquinhas, da Universidade de Coimbra. Na seqüência haverá lançamento de livros e revistas.
Na quarta-feira (11/3), dois eventos estão programados para o auditório do CFH.
Às 16h30min:
Palestra “Gênero poder e sexualidade”, com Françoise Gaspard, da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (ER)e Centre d’analyse et d’intervention sociologiques (EHESS/CNRS).
Françoise Gaspard antes de seguir a carreira de pesquisadora foi prefeita, deputada européia, deputada da Assembléia Nacional, Conselheira Regional e Conselheira Municipal.
Proferiu conferências em diversas universidades na Europa e na América. Participou de missões de assistência técnica na Europa, África e Haití, para introduzir a dimensão do gênero nas legislações e políticas nacionais.
Foi nomeada, em janeiro de 1998, representante da França na Comissão da Condição da Mulher da ONU. Foi também a coordenadora de curso da Escola Nacional da Administração, do Instituto de Estudos Políticos de Paris e desde 2008 coordena curso na New York University Paris.
Suas pesquisas acadêmicas se fizeram à luz dos direitos das mulheres na história das migrações, da sociologia urbana, dos movimentos sociais, da sociologia das mulheres e de gênero.
Algumas de suas obras e artigos estão disponíveis em inglês, alemão, espanhol,árabe,japonês e português.
Às 18h30min a mesa-redonda sobre “Violências e conjugalidades: reflexões sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres”.
No dia 12/3, quinta-feira, será a vez da palestra “Estudos sobre as mulheres em Portugal”, novamente com Irene Vaquinhas, às 14h, na sala 334 do CFH.
Instituto de Estudos de Gênero da UFSC criou a comunidade “Queremos ser excomungad@s”.
Médicos, mãe e envolvid@s no aborto legal de menina de 9 anos vítima de violência sexual são excomungad@s por arcebispo. Por isso, o Instituto de Estudos de Gênero da UFSC criou a comunidade “Queremos ser excomungad@s”.
Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos são direitos humanos.
Saiba mais sobre o caso (e assine o manifesto de apoio): http://www.ccr.org.br/default.asp
Participe da Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main?cmm=60071242&refresh=1#Community.aspx?cmm=60071242
Porque quero ser excomungad@?
Ajude a divulgar.
Queremos ser excomungad@s!
Mais informações sobre os eventos: www.ieg.ufsc.br ; www.cfh.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-8211.