Trabalho de conclusão de curso de Jornalismo dá um panorama da realidade paraguaia antes e pós eleição de Lugo

06/07/2009 16:34

Beatriz Ferrari

Beatriz Ferrari

Na última sexta-feira, dia 3 de julho, terminaram as defesas de TCCs do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Durante a semana foram apresentados 28 trabalhos, sendo 36 os alunos envolvidos. Para fechar o último dia de defesas, que contou com seis projetos, às 19h foi apresentado o trabalho “Paraguai sem Colorado” das estudantes Domitila Becker e Beatriz Ferrari, abordando a realidade do país após a eleição do bispo Fernando Lugo e o fim de 60 anos do partido colorado no poder.

As alunas fizeram o TCC em formato de especial multimídia, que conta com cinco links principais. O primeiro deles – “O Bispo presidente” – trata da história de Lugo e como chegou à presidência. No link “O Paraguai ontem e hoje”, o usuário confere uma linha do tempo interativa e as principais datas que marcaram a história do país. O terceiro é “Reforma Agrária”, um dos pontos prometidos pelo novo presidente e de maior discussão no país, contando com vídeos de habitantes e especialistas. Há também um link exclusivo para o debate sobre Itaipu, também com uma linha do tempo interativa e textos que tratam dos problemas envolvendo a hidrelétrica e a disputa entre Brasil e Paraguai. Por último, há um mosaico de vídeos de diferentes pessoas com suas expectativas em relação ao novo governo.

O projeto destaca-se pela qualidade e quantidade de informações e pela interatividade. Foram utilizados animações, vídeos, infográficos, fotos e áudios que deixam que o usuário escolha seu caminho deixando a navegação fácil e de conteúdo atraente. O especial ainda possui uma versão em espanhol com o objetivo de poder ser acessado também em outros países da América Latina.

Domitila Becker A banca examinadora composta pelos professores do curso de Jornalismo Maira José Baldessar (orientadora), Mauro Silveira e o jornalista convidado Fabiano Melato, do Diário Catarinense. Os três componentes da banca elogiaram muito o trabalho das estudantes, da pesquisa à estética da apresentação. O trabalho de Domitila e Beatriz foi avaliado com a nota máxima, recebendo 10 com louvor. COnfira no site

http://cotidiano.ufsc.br/cotidiano/paraguai

Por Paulo Rocha/bolsista de jornalismo na Agecom