Vestibular da UFSC para cursos de licenciatura e bacharelado em Libras acontece neste domingo

03/07/2009 08:56

A Universidade Federal de Santa Catarina realiza neste domingo, 5/6, em única etapa, o Vestibular UFSC/2009/Libras. As provas acontecem em Florianópolis, no prédio da Coperve, campus da Trindade, entre 14h e 18h. O portão de acesso estará aberto a partir das 13h e será fechado às 13h45min.

Cerca de 90 candidatos responderão 20 questões de conhecimentos gerais, projetadas em Libras, e dez questões em língua portuguesa. A prova terá a duração total de quatro horas, sendo a parte inicial, referente à projeção das questões formuladas em Libras, estimada em 1h30min.

Para acesso ao local o candidato deve apresentar original do documento de identidade e o documento de confirmação de inscrição com foto. Não será permitido porte ou uso de relógio (qualquer tipo), boné, óculos escuros, calculadora, telefone celular, MP3, MP4, MP5-player, ipod ou outro aparelho eletrônico.

O gabarito e a prova serão divulgados no site www.vestibular2009libras.ufsc.br , às 19h de domingo. Os candidatos classificados deverão realizar suas matrículas nos dias

30 e 31 de julho.

Nesse concurso a UFSC oferece 40 vagas, distribuídas em dois cursos: Licenciatura em Letras-Libras e Bacharelado em Letras-Libras. As aulas serão ministradas no campus da Trindade. O objetivo da licenciatura é formar docentes para atuar no ensino de Libras, a língua gestual usada pela maioria dos surdos brasileiros e reconhecida por lei. O bacharelado forma tradutores e intérpretes.

É a primeira graduação presencial do país direcionada a formar professores, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. Mas não é a primeira iniciativa da UFSC nesse campo. O trabalho com pessoas portadoras de problemas auditivos iniciou em 2002, com a oferta de uma disciplina sobre Libras no Curso de Pedagogia. Nessa época começaram também pesquisas sobre a educação de surdos.

Mais informações sobre o Vestibular-Libras pelo telefone (48) 3721-9200 / Site www.vestibular2009libras.ufsc.br

Coordenadoria do curso de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Brasileira na modalidade a distância: (48) 3721-6586

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Leia também:

– UFSC implanta graduação presencial para formar professores, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais

– Livro ressalta a formação e o papel do professor surdo e do tradutor-intérprete na língua brasileira de sinais