Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística realiza atividades abertas ao público

14/04/2010 17:45

Informática, literatura e estudos da língua. Quem se interessa pelos assuntos que essas palavras despertam agora pode discuti-los todas as segundas-feiras, a cada quinze dias, na sala Hassis, no prédio B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Membros do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística (Nupill) coordenam as reuniões, que antes eram frequentadas apenas pelo grupo. O professor Alckmar Luiz dos Santos, coordenador do Núcleo e professor de Literatura Brasileira, pretende que, com a abertura para os interessados em geral, as discussões sejam mais dinâmicas e envolvam diversas pessoas com os textos acadêmicos.

As reuniões começaram em março e a próxima será no dia 26 de abril, com o tema “Edição Eletrônica”. Para embasar os participantes, integrantes do Núcleo selecionam bibliografias sobre o assunto. São eles os responsáveis por iniciar discussões, mas toda a sequência do encontro é uma roda de conversa, em que os presentes devem levantar questões, esclarecer informações e, por que não, apontar soluções para determinados problemas. Para isso, os participantes têm de conhecer o tema a ser discutido. “Não é uma aula, nós não explicamos os assuntos”, alerta o professor Santos.

Os encontros começam às 12h e duram, em média, até às 13h30. Os próximos assuntos abordados serão “Bibliotecas Digitais” (10/05), “Crítica literária Digital” (24/05), “Criação Digital” (7/06) e “Jogos Digitais” (21/07).

Para saber quais as bibliografias são utilizadas em cada discussão, os interessados devem enviar e-mail para nupill@cce.ufsc.br. Outras informações: (48) 3721-6590.