Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina tem inscrições abertas para novas oficinas gratuitas
O Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina (NPD-SC) está com inscrições abertas para três novas oficinas gratuitas na área do audiovisual. Introdução à Direção de Arte, de 26 a 30 de abril, com a diretora de arte e cenógrafa Fátima Lima, Fotografia Digital Avançada, de 29 de abril a 1ª de maio, com o fotógrafo Carlos Ebert, e Introdução ao Documentário, de 3 a 11 de maio, com o documentarista Iur Gomez.
As oficinas serão ministradas no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, em Florianópolis. As inscrições devem ser feitas no site do Núcleo de Produção Digital (www.npdsc.ufsc.br) até 19 de abril. Serão selecionados 15 participantes para cada uma das oficinas.
Sobre o NPD-SC
O Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina é resultado de um convênio entre o Curso Graduação em Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, a Cinemateca Catarinense – ABD/SC, o FUNCINE (Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis) e o Ministério da Cultura, através do Programa Olhar Brasil. http://olharbrasil.cultura.gov.br/.
Com o objetivo de fomentar o audiovisual no Estado, garantindo mais acesso e aprendizado sobre as novas tecnologias para a criação, através de ações de formação, incentivo à produção e à reflexão, o NPD realizou as primeiras oficinas em novembro de 2009, na Capital. As oficinas são focadas em dois parâmetros importantes: a formação audiovisual básica e a formação técnica especializada. No primeiro caso, o oferecimento de oficinas de introdução, voltadas para um público mais amplo, colabora para proporcionar às pessoas um primeiro contato com a linguagem e a reflexão audiovisuais. As oficinas especializadas trabalham com estudantes e profissionais de cinema que atuam no mercado, colaborando assim para o aperfeiçoamento e a profissionalização.
Serviço:
Oficinas:
Introdução à Direção de Arte, de 26 a 30 abril, com Fátima Lima (período matutino);
Fotografia Digital Avançada, de 29 de abril a 1º de maio, com Carlos Ebert (períodos matutino e vespertino);
Introdução ao Documentário, de 3 a 11 de maio, com Iur Gomez
(período matutino).
Inscrições pelo site: www.npdsc.ufsc.br.
Currículo dos ministrantes:
Fátima Costa de Lima
Diretora de arte, cenógrafa e atriz, em obras audiovisuais e teatrais. Pesquisa espaços audiovisuais, teatrais, e alegorias carnavalescas. Professora do Curso de Cinema e Realização Audiovisual – UNISUL e do Departamento de Artes Cênicas – CEART – UDESC. Atualmente, assina cenários e figurinos do espetáculo teatral Retrato de Augustine, direção de Brígida Miranda (prêmio Myriam Muniz-FUNARTE 2008, em cartaz em Florianópolis) e direção de arte do filme Do que te lembras, Maria?, direção de Mara Salla (vencedor de Edital de Curtas do MinC, 2009, em produção). Especialização em Espaço Cênico; Mestrado em Espaços Teatrais e Carnavalescos; Doutorado (em fase de finalização) sobre o tema Alegorias Carnavalescas Proibidas no Sambódromo Carioca (PPGH-UFSC).
Carlos Ebert
Ebert começou como fotógrafo de still em 1966 e se tornou diretor de fotografia em 1968. No final da década de 1960, envolveu-se com o movimento conhecido como “Cinema Marginal” e foi cameraman e diretor de fotografia do filme “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla. Foi também diretor de fotografia dos premiados “O Rei da Vela” (1983) e Fé (1998) e de séries e especiais de TV, documentários educacionais, vídeos institucionais e centenas de comerciais de TV, para empresas como Mercedes-Benz, Coca-Cola, Polaroid e Varig. Em 2001, foi diretor de fotografia do longa-metragem digital “Rua Seis, Sem Número”, de João Batista de Andrade. Ebert ministra aulas e workshops desde 1970. Foi um dos fundadores (em 2000), presidente (2000-2002) e vice-presidente (2002-2004) da Associação Brasileira de Cinematografia
(ABCine).
Iur Gómez
Documentarista, dirigiu “Paulo Companheiro João”, 2005, e “Dyckias – tempos de extinção”, 2006, em parceria com Jonas Edson Pinto, e “S. Gentil do Orocongo e o Orocongo”, em edição. Está em produção com “Corredores do Tempo” e em pré produção com “Mar tenebroso”. Foi secretario executivo da Cinemateca Catarinense (1999-2000) e Presidente do Funcine (2007-2009).
Fonte: Adriane Canan (SC 618 JP), 9616 1932 – Assessoria de imprensa.