UFSC inicia campanha para vacinar integrantes da comunidade universitária

05/04/2010 13:54

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está se engajando na campanha de vacinação contra a gripe H1N1, que pode ter uma segunda onda nos meses frios que se aproximam. Um grupo de trabalho foi criado para desenvolver uma estratégia que permita imunizar, no primeiro momento, todos os integrantes da comunidade universitária na faixa dos 20 aos 29 anos, que segundo o Ministério da Saúde é a mais vulnerável à doença. O grupo, coordenado pelo professor Alcides Milton da Silva, do Departamento de Saúde Pública da UFSC, tem integrantes dos departamentos de Análises Clínicas e Enfermagem, do Centro de Ciências Humanas e do Hospital Universitário.

Nesta semana, de acordo com o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, que coordenou a primeira reunião do comitê, a sugestão é que estudantes, funcionários, bolsistas, estagiários e contratados na faixa etária sugerida procurem as unidades de saúde mais próximas ou o setor de vacinação do HU, localizado junto ao ambulatório. No dia 14, quarta-feira da próxima semana, haverá um mutirão em um ambiente do Centro de Convivência (a ser definido nos próximos dias) para imunizar quem não conseguiu ir aos postos de saúde. Para receber a vacinação, os interessados precisam apresentar carteira de identidade com fotografia.

Mais tarde, o mesmo mutirão deverá ser realizado para a faixa dos 30 aos 39 anos, a segunda com maior índice de mortalidade. Para obter a maior adesão possível, serão colocadas faixas nas principais entradas da Universidade e cartazes da campanha nacional e estadual vão ser entregues em todos os departamentos da instituição. Também os professores serão instruídos a estimular seus alunos a se vacinarem até o encerramento da campanha.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do grupo de trabalho, Alcides Milton da Silva, pelo fones (48) 3721-9388 e 9981-8360. Dados sobre a gripe H1N1 estão disponíveis nos sites www.saude.gov.br e www.saude.sc.gov.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom