UFSC sedia Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde
O Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde começou nesta segunda-feira, 29 de março, lotando o auditório da Reitoria da UFSC com docentes e estudantes interessados em discutir o papel do profissional na atual conjuntura da saúde pública no Brasil. A mesa de abertura foi composta por representantes das instituições envolvidas na realização do evento: o Departamento e Coordenação do Curso de Serviço Social, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Serviço Social (CRSS) da 12ª região.
Entre os objetivos do seminário está o debate sobre os desafios da profissão frente a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS), além da análise dos espaços para a prática do serviço social em Santa Catarina. “A nossa intenção também é fazer a integração entre a coordenação e docentes do curso de Serviço Social com a prática da profissão, ou seja, com os funcionários que já atuam na área” explicou a presidente do Conselho Regional de Serviço Social 12ª região, Miriam Rosa. Segundo o diretor do Centro Sócio-Econômico (CSE) – onde acontece parte do evento – Ricardo Araújo Oliveira, “se conseguirmos essa integração também entre os profissionais dos grupos de saúde, promovendo a multidisciplinaridade, nossa missão estará concretizada”.
Esta é a primeira edição do evento que prossegue até terça, 30 de março. A programação desta segunda vai até 15h30min, com a apresentação dos resultados dos trabalhos de grupo, no Auditório da Reitoria. Para o dia 30 está programada uma oficina sobre prática profissional e suas possibilidades, com Ana Maria Vasconcelos, coordenadora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e uma mesa -redonda para discutir o papel do assistente social na atenção básica.
O Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde começou a ser pensando em 2007 a partir da proposta de mudança curricular do curso. O novo currículo privilegiaria a formação em serviço social com ênfase na atenção básica na saúde. “A ideia foi se desenvolvendo a partir de debates entre a coordenação do curso, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e o Conselho Regional de Serviço Social, sobre a importância de qualificar o estudante para atuar na saúde, definindo o seu papel nos grupos da área” explica uma das coordenadoras do evento e professora do Departamento de Serviço Social, Tânia Regina Krüeger. A decisão de fazer o seminário aconteceu em 2009, com a chegada do incentivo do Pro Saúde II, programa do Ministério da Saúde que apoia o evento.
As inscrições podem ser feitas no local ou pelo site do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS):
www.cress-sc.org.br
Mais informações:
Fone: (48) 3721-9540 e (48) 3224-6135 – CRESS
E-mal: sevicosocial.saudeufsc@gmail.com
Por Ingrid Fagundez/bolsista de jornalismo AGECOM