Pré-Vestibular da UFSC aprova três alunos em Medicina

09/02/2010 16:12

O curso Pré-vestibular da UFSC, oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, aprovou os alunos Steven Cliff Rodriguez da Rosa, Lucas Locks Coelho e Felipe Sarvacinski para Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina.

Steven da Rosa, estudante da Unidade Campus da UFSC, já havia se classificado em 1º lugar em simulado do Pré-vestibular. Ele também conquistou o 4º lugar entre os candidatos de escola pública no curso de Medicina, o mais concorrido (59,81 candidatos por vaga). Steven tem 19 anos e realizou o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação e no Colégio de Aplicação, em Florianópolis.

Felipe Sarvacinski, 18 anos, completou o Ensino Médio na Escola Estadual Pedro Maciel e frequentou o curso Pré-vestibular da UFSC – Unidade Chapecó. Gilliard Costa, aluno da Unidade Henrique Stodieck, na Capital – escola onde cursou o Ensino Médio – foi aprovado em 9º lugar (entre os alunos de escola pública) no Curso de Direito. Para ele “o cursinho da UFSC tem o mesmo padrão em termos de estrutura, material didático e professores, se comparado a cursos particulares”.

O projeto está colecionando histórias de sucesso há seis anos. Em 2009, com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED), o curso foi ampliado para 26 unidades implantadas em 20 cidades de Santa Catarina. Já foram contabilizados, até a terça, 09/01, 542 aprovados em 2010: 512 conquistaram uma vaga na UFSC, 30 passaram no concurso da Udesc e mais dez alunos foram admitidos em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

Os números deste semestre tendem ainda a aumentar. De acordo com Otávio Augusto Auler Rodrigues, coordenador e idealizador do curso, “há alunos que se inscreveram no Pré-Vestibular com nome abreviado, então estamos fazendo essa verificação junto às unidades, sem contar que devemos ter mais aprovados com a divulgação da segunda chamada”.

Com esses números, o Cursinho chegou à marca de 40% de aprovação nas universidades públicas, o que significa um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. “É a confirmação de que a parceria entre escola pública e pré-vestibular público é sinônimo de aprovação”, afirma Otávio.

Para o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, ficou clara a validade da parceria entre as instituições. “O governo catarinense e o governo federal uniram forças com o objetivo de assegurar aos estudantes da rede estadual uma chance valiosa de conseguir uma vaga no ensino superior. Independente de partidos políticos, esta iniciativa comprova a necessidade de se investir em educação para todos”, defende.

Otavio acredita que o Pré-vestibular é instrumento de inclusão qualitativa e uma oportunidade para estudantes da rede pública ingressarem no ensino superior. Ele afirma que o número de alunos aprovados no vestibular incentiva a ampliação do projeto nos próximos anos. Para ele “a herança que estamos deixando para a humanidade é a inclusão social pública, gratuita e de qualidade”. O edital para as vagas de 2010 deverá ser divulgado ainda em fevereiro.

Informações: 48-3721-8319 ou www.prevestibular.ufsc.br.

Por Simone Moraes/ Pré-Vestibular da UFSC