Profissionais da UFSC prontos para atuar no Haiti
Dois engenheiros civis e um geólogo do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da UFSC fazem parte da equipe de 34 especialistas catarinenses que pode ser chamada a qualquer momento para ajudar no resgate das vítimas do terremoto no Haiti.
Eles compõem a Força-tarefa Estadual de Ajuda Humanitária, que tem a coordenação da Defesa Civil e pode atuar em qualquer missão de salvamento, dentro e fora do Brasil. Mesmo com as pequenas chances de encontrar sobreviventes, o grupo catarinense está de prontidão caso seja convocado pela Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela organização dos trabalhos de resgate na ilha caribenha.
O grupo teve um encontro quinta-feira em São José, onde foi colocado de sobreaviso para um eventual chamado oficial. Na equipe estão também 24 bombeiros, uma médica e uma enfermeira, responsáveis pela saúde de quem viajar, e cinco policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Os profissionais da UFSC têm a função de fornecer aos bombeiros dados técnicos sobre a situação dos escombros.