Professores da UFSC fazem homenagem ao escritor José Saramago

28/06/2010 12:49

Foto: Jones Bastos

Foto: Jones Bastos

O Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas, em conjunto com professores de Literatura Portuguesa, realizam nesta terça-feira, 29/6, uma homenagem ao escritor José Saramago. O encontro acontece a partir de 15h30min, no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão.

Serão palestrantes Salma Ferraz; Simone Schmidt; Stélio Furlan; Celdon Fritzen e Susan de Oliveira. Após as falas será exibido o filme ´Ensaio sobre a cegueira`.

O escritor português José Saramago recebeu da UFSC em 1999 o título de Doutor Honoris Causa. Filho de camponeses, trabalhou, antes da literatura, como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora. Seu primeiro livro foi o romance Terra do Pecado.

Crítico literário em várias revistas, atuou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. O regime de opressão do ditador Antônio Salazar fez que com que Saramago, a partir de 1976, passasse a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.

O livro Levantado do Chão, considerado seu primeiro grande romance, foi publicado em 1980. No ano de 91, José Saramago escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo, obra que o governo de Portugal censurou. O autor foi então para o exílio nas Ilhas Canárias, onde viveu até sua morte.

Saramago foi o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Na lista de suas obras estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7). O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008.

Mais informações: salmaferraz@gmail.com