Chip orgânico dá esperança a paraplégicos

11/12/2009 18:13

Um tratamento promissor para pacientes paraplégicos começa a tomar corpo, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Seu presidente, Diomário Queiroz, inaugurou, nesta semana, o novo Laboratório de Tecnologias Integradas (InteLab) da UFSC, onde pesquisadores desenvolvem materiais que possam servir de suporte à regeneração da medula espinhal para que, eventualmente, seja possível restaurar a transmissão de informação nervosa e a atividade locomotora.

“Num futuro próximo, pretendemos cultivar células tronco nestes biomateriais e paralelamente, produzir e caracterizar uma interface neuroeletrônica (chip orgânico), para então serem implantados na medula espinhal de animais”, disse a pesquisadora Janice Koepp, idealizadora do Projeto.

Ela acrescenta que os chips orgânicos permitiriam que um neurônio “conversasse” com outro, e ressalta que eles são feitos de polímeros, não de silício, o que resulta em um chip flexível e de baixo custo. Esta tecnologia de ponta será transferida da França a uma equipe interdisciplinar da UFSC a partir de março.

A Fapesc apóia projetos ligados ao chip orgânico há três anos, mas a inauguração do novo laboratório deve deslanchar o projeto “Desenvolvimento de Novas Estratégias para Tratamento de Lesão Medular Traumática”, coordenado pelo Prof. Dr. Giles Alexander Rae.

A proposta da pesquisa surgiu no Instituto Heliópolis de Tecnologia e Gestão da Inovação e foi contemplada com R$ 1.482.000,00. A primeira parcela do total, R$ 450 mil liberados em agosto, já permitiu a ampliação e a compra de equipamentos para o Intelab, supervisionado pelo Prof. Dr. Luismar Marques Porto. O Laboratório de Produtos Naturais e uma sala de cirurgia do Departamento de Farmacologia, também estão sendo reformados.

As próximas parcelas servirão para equipar os laboratórios, custear os estudos científicos, pagar bolsistas envolvidos no estudo, e permitir o intercâmbio entre pesquisadores da França e do Brasil.

Informações adicionais: Prof. Dra. Janice Koepp , fone 3721 9448 – ramal 237, e-mail janice@intelab.ufsc.br.

Por Heloísa Dallanhol/ Assessoria de Imprensa da Fapesc