FAM 2010: O uruguaio Mal día para pescar é o longa desta noite

Mal día para pescar - fotos de divulgação
Jacob van Oppen (o finlandês Jouko Ahola),um lutador alemão decadente, ex- “homem mais forte do mundo” e seu trapaceiro empresário Orsini (o escocês Gary Piquer), que se autointitula “príncipe”, tentam ganhar a vida percorrendo cidadezinhas sul-americanas. Promovem desafios com o prêmio de mil dólares, para quem conseguir aguentar o ex-campeão, um tempo, no ringue. Até que chegam à mítica Santa Maria, onde, estranhamente, o jornal local se propõe a patrocinar a luta. Lá “o oponente” será, de fato, uma jovem que, necessitando de dinheiro para se casar, de olho no prêmio oferecido, incentiva o noivo a aceitar o desafio. Príncipe Orsini acha que sabe combater o bom combate, mas “pescar” em Santa Maria pode ter resultados imprevistos.
Também fazem parte deste elenco internacional Antonella Costa, que atuou em Diários de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles, e foi vencedora do prêmio de melhor atriz do Festival de Havana (Cuba) 2005, no filme argentino El viento, e César Troncoso, vencedor do Kikito de ouro de melhor ator da competição latina do Festival de Gramado 2007, no filme uruguaio O banheiro do Papa.
O filme é o primeiro longa-metragem do diretor que nasceu em Montevidéu, em 1976, e vive, desde 1999, na Espanha. Adaptado a partir do conto Jacob y El Otro do também uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994), foi o candidato oficial do Uruguai ao Oscar 2010.
Mau dia para pescar foi exibido na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2009 e participou da Semana da Crítica do Festival de Cannes (França).

Jouko Ahola - ex homem mais forte do mundo
– Jouko Ahola foi realmente o vencedor da competição World`s Strongest Man (homem mais forte do mundo) em 1997 e 1999.
(www.theworldsstrongestman.com/1990s_results.php.)
–Lili Marlen, a música que “acalma” Jacob, é a canção que, paradoxalmente, era a favorita das tropas, de tropas alemães e dos aliados, na Segunda Guerra Mundial.
Prêmios e Indicações:
Prêmios de Mal día para pescar: Melhor roteiro no 13º Festival de Lima ( Peru) 2009, Fipresci Prize ( menção especial) no Festival Internacional de Cinema de Sofia (Bulgária) 2010 Free Spirit Award para o diretor no 25º Festival Internacional de Cinema de Varsóvia ( Polônia) 2010, melhor primeiro trabalho para Álvaro Brechner da Associação de Críticos de Cinema do Uruguai 2009, Astor de Plata (melhor ator ) para Gary Piquet no 24º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata 2009 (Argentina) e melhor direção de arte para Gustavo Ramirez, no Festival Internacional de Cinema de Gijón 2009 ( Espanha).
Nominações (indicações):Melhor filme, melhor roteiro adaptado para Álvaro Brechner e o corroteirista Gary Piquer , que também recebeu indicação de melhor ator pelo papel de Orsini, o empresário do lutador, no Círculo de Escritores Cinematográficos (CEC) – Espanha 2010.
Para quem quiser ler o conto Jacob y el otro
no orignal:
http://www.scribd.com/doc/7307395/Onetti-Juan-Carlos-Jacob-y-El-Otro
Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC
Com informações do FAM 2010, IMDB ( www.imdb.com), e 33ª Mostra Internacional de Cinema (www.mostra.org)
http://www.audiovisualmercosul.com.br.
http://audiovisualmercosul.blogspot.com.
http://twitter.com/famcinema