Mostra ‘Um percurso a serviço do cinema africano’

02/10/2025 12:25

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS), em Florianópolis, recebe a mostra mostra de filmes de curta-metragem Centenário de Paulin Soumanou Vieyra: Um percurso a serviço do cinema africano, nos dias 23 a 24 de outubro. O evento celebra os 100 anos do nascimento do cineasta africano e integra a programação oficial da Temporada França-Brasil 2025.

A iniciativa é coordenada pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e realizada pelo Instituto Francês. A atividade ocorre em outras três capitais brasileiras além de Florianópolis: Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

As exibições serão realizadas no cinema do MIS, das 19h às 21h, com entrada gratuita e aberta ao público. O evento também contará com mesas-redondas antes das sessões dos filmes, nas quais o filho primogênito de Paulin S. Vieyra, Jacques Vieyra (Association PSV-Films), vai abordar aspectos da vida do seu pai dedicada ao cinema africano, sobretudo no Senegal. Também estarão presentes no debate o professor Silvio Marcus de Souza Correa, Vincent Bouchard (Indiana University) e Marcelo Ribeiro (UFBA).

Outros temas abordados serão o pioneirismo de Vieyra no cinema africano e a importância dele para a primeira geração de cineastas africanos. O professor da UFSC deve tratar da presença de do cineasta no Brasil, quando ele acompanhou o presidente Léopold Senghor em sua visita oficial ao país em setembro de 1964.

Entre os filmes da mostra, estão Afrique-sur-Seine (1955) e Uma nação nasceu (1961). Os dois curta-metragens marcam a reflexão de Vieyra como cineasta e intelectual. Em Afrique-sur-Seine, o foco é a comunidade africana em Paris, e a visão em relação ao otimismo sobre o futuro de uma humanidade meta-racial. Em Uma nação nasceu, o cineasta retrata o primeiro aniversário de Senegal como país independente, no qual se vê uma sociedade senegalesa multiétnica que entra na história das nações com uma certeza em seu futuro, descreve o professor Silvio Marcus.

“Ambos os filmes interpelam para uma reflexão sobre a imigração africana na Europa dos dias atuais e também sobre os desafios hodiernos da nação senegalesa. Uma retrospectiva crítica permite colocar um bemol ao otimismo do cineasta nos meados do século XX. Mas o mais importante é poder ver que aquilo que hoje é passado fechado para nós era futuro em aberto para o cineasta e seus coetâneos; assim, podemos contextualizar melhor o otimismo, o pan-africanismo e o humanismo de Paulin Soumanou Vieyra”, afirma Silvio Marcus.

O projeto sob a coordenação do professor da UFSC conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Cultura do Brasil, do Instituto Francês, do Instituto Guimarães Rosa, da Aliança Francesa de Florianópolis, da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), da Fundação Cultural do Estado da Bahia, da Sala de Cinema Walter da Silveira (Salvador), da Fundação Joaquim Nabuco (Recife) e do Centro Integrado de Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (CIC/FCC).

Sobre Paulin Soumanou Vieyra

Paulin Soumanou Vieyra (1925-1987) é reconhecido por sua contribuição para o cinema africano e, em especial, para o cinema francófono da África. Ele foi o primeiro filho da África subsaariana a ter um diploma do Institut des hautes études cinématographiques (IDHEC) de Paris. O seu filme Afrique-sur-Seine (1955) é considerado o primeiro filme de um cineasta da África subsaariana.

Ele participou de vários festivais internacionais como membro do júri e foi um dos fundadores do Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Fespaco). Vieyra contribuiu para a estruturação do campo cinematográfico africano a partir da criação de associações nacionais e de propostas de políticas culturais para incentivo à produção cinematográfica, e também para a distribuição dos filmes africanos. O legado de Paulin Vieyra é apontado como um grande contribuidor para a primeira geração de cineastas africanos.

Vieyra se mudou para a França aos 10 anos em 1935, o que o levou ao esquecimento de sua língua materna, o iorubá. Por conta disso, diferentemente de outros cineastas africanos, ele fez da língua francesa a sua língua principal em termos de expressão cinematográfica e também em seu trabalho de crítico de arte.