No Verso da Imagem – O Reverso da Pesquisa

02/12/2004 11:23

As tomadas imagéticas nasceram no processo de elaboração da dissertação de mestrado de Lúcia Helena Corrêa Lenzi, defendida em maio de 2004 – Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST. As tomadas fotográficas de situações cotidianas foram feitas tanto pela autora quanto pelos sujeitos que constituíram o universo da pesquisa. Naquele momento, o interesse era trabalhar com as fotografias que jovens e adultos do MST faziam de seu cotidiano e com os sentidos por eles atribuídos às suas próprias fotos. De outro lado, a mestranda também produziu seus registros fotográficos do cotidiano desses jovens e adultos, intencionalmente destinados ao seu trabalho acadêmico.

Estudos e pesquisa concluídos, retomamos essas fotografias, pois, desde a dissertação, desejávamos explorar as múltiplas possibilidades nelas inscritas.

Dessa retomada surgiram novas sínteses nas quais a polissemia das fotografias, poetizada em cartemas, ampliações e reduções, possibilitou diferentes arranjos do universo daqueles que antes constituíram um universo de pesquisa.

É o resultado desse outro modo de ver as mesmas imagens que ora compartilhamos com quem compreende a pesquisa como infinitas possibilidades de leituras e constituição de sentidos.

Fonte:Lucia Helena Correa Lenzi e Sonia Beltrame