Radioamadorismo reúne mais de 400 mil escoteiros

17/10/2003 17:07

Começa hoje, às 00:00 horas UTC (hora de Greenwich) e 22 horas (hora local), o Jamboree on the Air, conhecido também como JOTA. O evento é sempre realizado no terceiro final de semana do mês de outubro de cada ano, e costuma reunir mais de 400 mil escoteiros do mundo inteiro pelas ondas do radioamadorismo. O JOTA, segundo Hélbio Cabral da Silva, que trabalha no Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC, e coordena o Serviço de Radioamadorismo da universidade, vai acontecer nas bandas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros, tanto em SSB Fonia) quanto em CW Morse), sendo que a abertura oficial vai se dar em 3.740 MHz, ou seja, 80 metros. Santa Catarina vai estar presente com a montagem de oito bases operacionais: duas em Florianópolis, além de Joinville, Blumenau, Tubarão, Chapecó, Guaramirim, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, entre outras.

O radioamadorismo, explica Cabral, é um hobby, como o próprio nome indica, e praticado universalmente. Está sujeito a normas e regulamentos que são discutidos e aprovados em convenções internacionais e ratificados pelos países que delas participam, como o Brasil. É uma atividade de pessoas treinadas no setor da intercomunicações amadorísticas. “O radioamador traz para dentro de casa a voz de pessoas que moram em países muito distantes, falando vários assuntos permitidos pela lei, fazendo novas amizades ou fortalecendo as que já existem”.

No Brasil, os radioamadores recebem suporte e orientação da Labre – Liga Brasileira de Radioamadores e são supervisionados pelo Ministério das Comunicações, através da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações. Sendo Reserva Especial das Forças Armadas, podem ser chamados a prestar serviços de caráter público, em casos de emergência como catástrofes ou calamidades.

Mais informações com Cabral pelos fones 331-9328 e 228-3269, e-mail: pp5uf@server.sra.ufsc.br