Encontro de Reitores reúne seis personagens da história da UFSC

10/06/2010 13:46

No ano em que a Universidade completa seu cinquentenário, a TV UFSC presta uma homenagem com um programa especial, o Encontro de Reitores. Nesta quarta-feira (09), seis reitores que já estiveram no comando da Universidade se reuniram no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) para debater sobre os principais acontecimentos de cada gestão. Um encontro anterior foi realizado pelo Curso de Jornalismo da UFSC há dez anos.

Estiveram presentes Ernani Bayer (1980 a 1984), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (1984 a 1988; 1996 a 2000; 2000 a 2004), Bruno Schlemper Júnior(1988 a 1992), Antônio Diomário de Queiroz (1992 a 1996), Lúcio José Botelho (2004 a 2008) e o atual reitor Alvaro Toubes Prata. O ex-reitor Caspar Erich Stemmer não compareceu por problemas de saúde. Seu filho Marcelo Stemmer foi convidado ao palco e transmitiu uma mensagem enviada pelo pai. A UFSC também teve outros dois reitores: João David Ferreira Lima (1961 a 1972), fundador da Universidade, e seu sucessor, Roberto Mündel de Lacerda (1972 a 1976), já falecidos. Foram apresentados breves depoimentos, gravados em vídeo, dos ex-dirigentes ausentes.

O TAC foi escolhido como local do debate por ter sido o local onde foi realizada a solenidade de fundação da UFSC, em 18 de março de 1962. Além dos fatos marcantes de cada época, os dirigentes que fizeram parte da história da Universidade discutiram o seu futuro. Destacaram os aspectos que devem ser aprimorados na instituição para obter cada vez mais a qualidade do ensino e as prioridades da Administração Central para os próximos anos. O encontro foi enriquecido por vídeos sobre os assuntos debatidos, produzidos pela TV UFSC, a partir dos arquivo do Curso de Jornalismo e da Agência de Comunicação (Agecom), parceira do evento.

O Encontro foi organizado pela TV UFSC, pela Comissão Executiva dos 50 anos da Universidade e pelo Departamento de Cultura e Eventos, com a colaboração da administração da Reitoria e da Agecom.

O programa vai ao ar na TV UFSC, próximo ao aniversário de criação da universidade, em 18 de dezembro, pelo canal 15 da NET.

Mais informações pelo telefone (48) 3952-1942 e no endereço www.tv.ufsc.br.

Por Marina Veshagem/Bolsista de Jornalismo na TV UFSC

Foto: Paulo Roberto Noronha/Agecom