INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UFSC mostra o trabalho de jovens pesquisadores

Seminário mostra o trabalho de jovens pesquisadores
Os projetos de pesquisa que serão apresentados são desenvolvidos por estudantes que recebem bolsas de Iniciação Científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e Bolsas de Iniciação Científica da UFSC (BIP/UFSC). Todos os inscritos que efetivamente apresentarem seus trabalhos estarão concorrendo ao prêmio ‘Destaques da IC 2003’.
A palestra ‘Ciência, para que ciência’, às 9h de quarta-feira, abre o evento. Serão palestrantes os professores Faruk José Nome e João Batista Calixto (pesquisadores da UFSC que integram a Academia Brasileira de Ciências) e Rafael Menezes Bastos.
As bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e BIP/UFSC são concedidas aos alunos de graduação por um rigoroso processo seletivo e servem de incentivo à sua formação. A finalização do processo é a apresentação do trabalho desenvolvido nos Seminários de Iniciação Científica (SIC), onde estes trabalhos são avaliados por comitês externos e internos. O comitê externo é composto pelas professoras Maria Carolina Nemes (UFMG) e Esmeralda Negrão (USP), além dos professores Jailton Dupont (UFRGS) e Fernando Cunha USP). Há ainda comitês internos de avaliação, com cerca de 120 professores.
As exposições dos painéis pelos alunos pesquisadores foram divididas em três categorias. A área de Ciências da Vida compreende alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Desportos (CDS). Ciências Humanas e Sociais compreendem alunos do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Educação (CED), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e Centro Sócio Econômico (CSE). Há ainda a área de Ciências Exatas e da Terra, que compreende os alunos do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e Centro Tecnológico (CTC).
Os melhores trabalhos inscritos foram selecionados para apresentação oral pelos Comitês Internos de Seleção e Acompanhamento PIBIC 2003-2004 de cada Centro. O número de trabalhos orais por centro é proporcional ao número de bolsas que o centro recebeu, num limite de 6 trabalhos por cada grande área (Exatas, Humanas e Vida). Os alunos terão 10 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão de cada trabalho. A primeira área a se apresentar será a de Ciências da Vida, no mesmo dia da abertura do evento, das 14 às 18hs. Na quinta-feira, a partir de 10h acontecem as apresentações e exposições de projetos da área de Ciências Humanas e Sociais. Durante a tarde, acontecem as apresentações de Ciências Exatas e da Terra.
No seminário serão escolhidos os Destaques da Iniciação Científica da UFSC (um em cada área pelas apresentações orais e 2 em cada área pelos painéis, totalizando nove bolsistas, 3 em cada grande área). Estes bolsistas irão representar a UFSC na Jornada Nacional de Iniciação Científica, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
“Os Programas de Iniciação Científica despertam nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica, incluindo-o como parte ativa no processo de geração do conhecimento, além de propiciarem oportunidades de dominarem técnicas e métodos científicos, que se somam aos seus conhecimentos acadêmicos usuais”, explica a diretora do Departamento de Apoio à Pesquisa da UFSC, Thereza Christina Monteiro de Lima Nogeira.
Os resumo dos trabalhos de pesquisa dos bolsistas estão disponíveis através dos nomes dos alunos no site http://www.dap.ufsc.br/sic03/procurar.php. Para mais informações o telefone é (48) 331-9332 ou pelo e-mail: dap@reitoria.ufsc.br