Professoras são eleitas diretoras nos Centros de Ciências Jurídicas e de Ciências Biológicas

29/10/2004 15:41

professora Olga M. B. A. de Oliveira - foto Gutieres Baron

professora Olga M. B. A. de Oliveira - foto Gutieres Baron

A professora Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira e o professor Antônio Wolkmer foram eleitos diretora e vice-diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC com 56% dos votos válidos. Olga, que atualmente é vice-diretora do CCJ, disse que irá procurar modernizar o centro, tanto na área administrativa como nas áreas de ensino e infra-estrutura.

Uma das propostas da nova diretoria é concluir as obras do novo prédio do CCJ até o final de junho de 2005, com equipamentos modernos, um mini-auditório e uma Biblioteca Setorial. “Nós queremos oferecer um ambiente de convivência que não existe atualmente. Queremos implantar no novo prédio uma cantina onde os professores e alunos possam conversar e trocar idéias”, explica Olga.

A nova diretora pretende discutir com professores e estudantes a implantação das novas diretrizes curriculares do curso de direito, já aprovadas pelo Conselho Nacional da Educação.

“Também queremos incentivar mais as atividades do Centro Acadêmico, que está fazendo um trabalho importante na realização de eventos como a primeira Semana Jurídica e o primeiro Congresso de Direito da UFSC”, resaltou.

Olga de Oliveira é doutora em Direitos Sociais pela Universidade Nacional Autônoma do México e coordenador a do curso de Pós-Graduação em Direito da UFSC. O professor Antônio Carlos Wolkmer é doutor em direito pela UFSC e sub-coordenador da pós-Graduação em Direito da UFSC.

A eleição para a diretoria do CCJ, ocorrida no dia 27, teve duas chapas concorrentes: a Chapa 1 formada pelos professores Olga Maria B. Aguiar de Oliveira e Antônio Carlos Wolkmer e a Chapa 2 dos professores Ubaldo César Baltasar e Aires José Rover. Cada segmento do centro – professores, alunos e servidores – teve 1/3 dos votos, o que classifica uma eleição paritária.

professora Yara M. Rauh Muller - foto Jones Bastos

professora Yara M. Rauh Muller - foto Jones Bastos



Centro de Ciências Biológicas

Para a direção do CCB foram eleitas para diretora a professora Yara Maria Rauh Muller (do BEG) e para vice a professora Sonia Gonçalves Carobez (do MIP)

É a primeira vez que uma mulher assume a direção do CCB.

A chapa das professoras, única a concorrer a eleição, obteve 133 dos 147 votos, sendo seis brancos e oito nulos. O peso dos votos foi de 70% para os docentes, 15% para os servidores técnico-administrativos e 15% para os alunos.

Entre as propostas da nova direção estão: organizar propostas para melhoria do ensino, avanço nas atividades de pesquisa e extensão, divulgação das atividades desenvolvidas no Centro, criação de um Museu de Ciências e de um local para exposição permanente para materiais biológicos.

A professora Yara Maria Muller é doutora em Embriologia pela Universidade Erlangen-Nurenberg, Alemanha, e a professora Sônia Gonçalves Carobrez possui Pós-Doutorado pela Rijksuniversiteit Groningen, Holanda.

Por Gutieres Baron/bolsista de jornalismo da Agecom