Mustache Maia e seus amigos do blues nesta quarta no Projeto 12:30

26/10/2004 10:32

O palco da Concha Acústica vai vibrar nesta quarta-feira, 27 de outubro, ao som de um dos ritmos mais clássicos da cena musical norte-americana: o blues. O Projeto 12:30 traz o compositor e baixista Mustache Maia e seus amigos do blues com um repertório próprio e totalmente influenciado pelos grandes nomes do gênero: B. B. King, Albert King, Freddie King, Buddy Guy, Muddy Waters, Willie Dixon, entre outros. Além de Mustache Maia, também fazem parte da banda o tecladista Roberto Petracca, o guitarrista Alex Arroyo e o baterista Pé Lopes.

Mustache Maia nasceu em Porto Alegre, onde morou até 2000 quando, depois de uma turnê em Florianópolis, decidiu mudar-se para a capital catarinense com a família em busca de uma melhor qualidade de vida. A carreira musical de Mustache Maia no blues começou há 16 anos com a antológica – pelo menos para os amantes do gênero – banda gaúcha “Ecos do Mississipi”. Com o fim da banda em 1990, Mustache juntou alguns músicos de renome para desenvolver um novo trabalho: a “blues band” (depois rebatizada de “Old Friend’s blues”), com a qual participou de shows, festivais e turnês pelo Rio Grande do Sul.

Ainda com a Old Friend’s Blues, Mustache classifica a música “Nego Blues” – de sua autoria – para o I Festival de Música de Porto Alegre, o que rendeu a gravação de um CD lançado em 1998. No ano seguinte, a banda grava um CD ao vivo no Bar Opinião, também em Porto Alegre.

Já em Florianópolis, Mustache foi convidado para ser baixista e vocalista da “Floripa Blues Band” – banda liderada pelo argentino Léo Vazquez -, mas o trabalho não durou muito. O baixista resolveu, então, montar aqui na ilha uma nova versão da banda gaúcha “Old Friend’s Blues”, ao lado de Pé Lopes (bateria) e Armandinho de Floripa (guitarra).

Em agosto de 2001, participou do Tim Blues Festival com a Old Friend’s Blues e também como convidado da Floripa Blues Band. Na última noite de festival, tocou ao lado de “Big Gilson – Big Allanbik” e convidados em um tributo a John Lee Hooker. Em 2002, Mustache monta um novo trabalho: o Projeto Lendas do Blues, onde fazia shows especiais homenageando grandes artistas do ritmo norte-americano.

Em busca de dinamismo e liberdade de criação, Mustache Maia resolve investir numa carreira solo. Seus shows são, no entanto, acompanhados pelos velhos “amigos do blues”: Pé Lopes (que o acompanha há 13 anos), Roberto Petracca e Alex Arroyo.

Recentemente, Mustache lançou dois novos discos: Desculpe-me baby e Living Blues. O primeiro, uma compilação de todos os seus trabalhos gravados em estúdio e, o segundo, o resultado da gravação de dois shows ao vivo. Mustache Maia deverá lançar em breve o disco Mustache Maia e os amigos do blues, que contará com a participação especial de Danny Vincent (guitarra), Maurício Sahady (guitarra), Todd Murphy (trombone), entre outros.

O show começa às 12h30min na Concha Acústica da UFSC, localizada em frente ao prédio do CCE (Básico). A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral.

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro. A agenda do Projeto 12:30 para este ano já está fechada, mas os coordenadores já estão cadastrando as atrações para o ano que vem. Interessados devem entrar em contato pelos telefones (48) 331-9348/ 331-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

Fonte: Por Silvia Dantas/ bolsista responsável pela Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30