Pinturas de Rita Eger na Galeria de Arte da UFSC
Abre à visitação do público, nesta terça-feira, dia 26 de outubro, a
exposição individual de pinturas “Entre a luz e a cor”, com obras de
inspiração abstrata e figurativa, da artista plástica catarinense Rita Eger. A exposição poderá ser vista até o dia 12 de novembro, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h30min. No dia 10 de novembro, às 20 h, haverá um Encontro com a Artista, na Galeria, aberto a artistas, estudantes e interessados em artes visuais.
Ao todo, a exposição apresenta 17 trabalhos, incluindo um díptico e um tríptico, com dimensões que variam de 70 cm a 1,50m. As obras têm cores vivas, com traços abstratos inspirados no geometrismo, no gestual e até no figurativo, em que a artista se utiliza das técnicas acrílica e mista sobre textura. Esta exposição também contém uma série de telas de 60 x 80 retratando mulheres. “Todo o meu trabalho teve como fundamentação o uso de acrílico sobre textura”, diz a artista.
Rita Eger é natural de Itajaí – SC e é mestre em Matemática pela
Universidade Federal de Santa Catarina. Sempre interessada pelas artes, freqüentou cursos de Aquarela, Acrílico, Técnicas Mistas, Textura e Materiais, com Ana Reys, Lever Freitas e Smith. Nesta exposição, primeira individual na Galeria de Arte da UFSC, Rita revela momentos vividos de sua pesquisa na pintura desde 1997. Desde 1998 a artista já realizou uma dezena de exposições coletivas em espaços culturais da UFSC, no Centro Cultural Brasil-Espanha e na Assembléia Legislativa do Estado, ambos em Florianópolis.
No dia 10 de novembro, às 20 h, haverá um “Encontro com a Artista”
cujo objetivo é possibilitar que o artista que expõe na universidade
possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade
universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino.
Nesses encontros o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte. Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. “O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia” enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC.
Texto sobre a obra de Rita Eger, por Yara Bianchini pintora e professora de artes visuais na UFSC:
“Sua pintura, nascida da expressividade da cor e da gestualidade, vai do sensível ao expressivo, da lógica da forma ao informal, revelando
símbolos e signos cheios de sentidos. Trata-se de uma pintura
extremamente dinâmica, que instiga o observador atento a olhar, compor e depurar imagens.
Surpreende pela variedade de técnicas e fusão perfeita de materiais que vão da terra aos grãos, da pedra ao pó de mármore, criando relevos, texturas, volumes.
Uma profusão de formas fragmentadas, figuras indiferentes, colocando-nos no limiar do corpo, momento de reflexão, contraponto entre razão e emoção.”
Esta exposição na Galeria de Arte é uma realização do Departamento
Artístico Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.
Contato: Galeria: (48) 331-9683
Fonte: DAC/UFSC