Encontro na UFSC discute educação popular e saúde
Começa nesta sexta-feira (3/10), no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, o I Encontro Catarinense de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde. A idéia é a de levantar sugestões que possam colaborar para uma melhor forma de fazer Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde – SUS, construindo as referências para o setor.
Neste contexto, também serão realizados encontros no interior de Santa Catarina e nos demais estados do país. As referências estaduais serão consideradas para a elaboração de uma Política Nacional para o setor, em um Encontro Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde que será realizado ainda este ano.
Estas propostas serão discutidas na XII Conferência Nacional de Saúde e avaliadas pelo Ministério da Saúde. A conferência é realizada a cada quatro anos para discutir, votar e aprovar as propostas políticas de saúde do SUS.
O encontro está sendo organizado por uma coordenação composta pela Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde – ANEPS, representantes do Fórum Popular Estadual de Saúde – FOPES, Serviço de Saúde Pública do Hospital Universitário, Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Popular e Saúde da UFSC, Conselho Tutelar da Criança e Adolescente de Florianópolis, Pastoral da Saúde, Grupo de Estudos em Saúde Coletiva e Curso de Especialização e Residência em Saúde da Família, ambos da UFSC, e alunos e interessados na questão.
A ANEPS é um movimento independente que surgiu da necessidade de articulação dos movimentos populares em saúde, principalmente para dar abertura aos pequenos movimentos que ainda não possuem representatividade no SUS. Para os seus membros, a Educação Popular é um caminho que leva em consideração os problemas da comunidade, procurando fortalecer a liberdade das pessoas e a conscientização de seus direitos e deveres, enquanto indivíduo ou comunidade.
As inscrições podem ser feitas no local ou enviadas para a Secretaria do curso de Especialização e Residência em Saúde da Família, Centro de Ciências da Saúde, Campus Universitário, Trindade, CEP: 88040-970 Florianópolis / SC. Ou através do fax: (048) 331-9542. Dúvidas quanto ao preenchimento podem ser esclarecidas pelo fone (048) 331-5079 ou pessoalmente no dia do encontro, que vai até o dia 4.
A programação começa às 9h30min com o painel Educação Popular e Saúde: Desafios e Perspectivas. À tarde, 13 horas, oficinas sobre Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde. No sábado, a partir das 8 horas, continuação das oficinas abordando o aspecto das diretrizes políticas.
Informações pelo fone 338-1534, com Etel Matielo.

































