Congresso de Cadastro começa dia 10
Começa neste domingo (10) o 6º Congresso Brasileiro de Cadastro
Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (COBRAC 2004). Pesquisadores e profissionais de diversos estados e países estarão reunidos, até a próxima quinta-feira (14), com o objetivo de discutir o tema “Cadastro Técnico Multifinalitário: uma necessidade das instituições”. O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é organizado por professores do departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico (ECV-CTC).
O cadastro é uma ferramenta que fornece um verdadeiro raio-X das
regiões onde é aplicado. Primeiro, são obtidas imagens de satélite ou
fotografias feitas em vôos baixos. Depois, digitalizam-se essas imagens e, a partir do Sistema de Informações Geográficas (SIG), pode-se descobrir, a partir de um click, qual a renda média da população de um bairro ou onde moram as pessoas que ganham até 5 salários mínimos.
Para as prefeituras, a técnica pode ser muito mais do que uma mão na
roda. De acordo com o professor do ECV Roberto Oliveira, em cidades que dispõe desse instrumento a arrecadação total pode crescer em até
20%. As imagens de satélite, de avião e as entrevistas com a população
possibilitam a descoberta de irregularidades físicas (quando a área real de um terreno é incompatível com os números apresentados em cartório), jurídico/predial (quando não houve lançamento no cartório, nem na prefeitura) e também de ocupações ilegais. Cidades como Florianópolis e São José já contam com esse recurso.
Outra aplicação do cadastro técnico multifinalitário pode ser muito útil em estados como Santa Catarina: trata-se da prevenção de desastres naturais. Isso porque a partir do SIG, o técnico pode simular inundações em alguns pontos da cidade e verificar quais estão sujeitos a enchentes. A ferramenta já é utilizada na Áustria para descobrir os locais onde há risco de deslizamentos.
Este ano, mais de duzentos artigos relacionados ao tema serão
apresentados no COBRAC. Mesas-redondas, palestras e uma feira de
empresas e instituições completam a programação do evento.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC
programação completa em www.cobrac.ufsc.br