Agência Nacional de Petróleo avalia programas da UFSC

30/09/2004 17:32

Nesta quinta-feira (30/9), professores e pesquisadores da área de petróleo do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC-UFSC) encontram-se para mais uma reunião anual de avaliação dos Programas de Recursos Humanos financiados pela Agência Nacional de Petróleo (PRH-ANP). A UFSC conta, atualmente, com dois desses programas: o de formação de recursos humanos em engenharias mecânica e química para petróleo e gás (MECPETRO/PRH 09), coordenado pelo professor do departamento de Engenharia Mecânica Clóvis Maliska, e o de Automação, Controle e Instrumentação para o setor de Petróleo e Gás (aciPG/PRH 34), dirigido por Daniel Pagano, do Departamento de Automação e Sistemas.

Os Programas de Recursos Humanos da UFSC são multidisciplinares e englobam pesquisas nas mais diferentes áreas. O objetivo, além de fortalecer a pesquisa no setor, é formar mão de obra qualificada para atuar na indústria petrolífera. Para isso, cada estudante formado é acompanhado durante 3 anos pelos professores em seu

primeiro emprego.

Segundo o professor Pagano, cada um dos 36 programas de nível superior financiados pela ANP é avaliado e “rankeado”. Um dos objetivos da reunião é, portanto, mostrar à ANP o andamento dos programas que financia. Critérios como empregabilidade, interação com a indústria de petróleo e gás e cumprimento das repase de recursos

financiamento continue. A UFSC conquistou excelência na área: seus dois programas estão entre os melhores do Brasil e o aciPG foi o primeiro em 2003.

A reunião contará com a participação do coordenador geral do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico da ANP, Raimar van den Bylaardt. O evento será realizado na Federação de Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), das 8h às 17h40.

Gasolina –

Um dos resultados do PRH-34 pode ser visto no departamento de Engenharia Química: trata-se de uma coluna de destilação em escala reduzida que serve como instrumento para várias pesquisas em andamento na universidade. Na indústria petrolífera e mais especificamente no setor denominado de refino de petróleo,

esse equipamento é utilizado na separação dos diversos produtos do petróleo cru: nafta, querosene, gasolina, etc.

De acordo com o professor Pagano, a UFSC é uma instituição privilegiada por ter uma oportunidade como essa, já que o custo de implementação do equipamento é bastante elevado. Apesar de ser menor do que as colunas de destilação industrial, o equipamento construído na universidade tem as mesmas funções e utiliza a mesma instrumentação avançada, com tecnologia Fieldbus. O projeto da coluna de destilação contou também com a parceria da empresa brasileira Smar Equipamentos Industrias, de São Paulo.

Programa de Recursos Humanos-ANP

O programa de recursos humanos da ANP começou em 199. Tem como objetivo formar especialistas no setor de petróleo e gás e promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Essa iniciativa já formou técnicos, mestres e doutores e preparou profissionais qualificados para atuar na indústria nacional.

O PRH foi um programa estratégico para fortalecer a posição assumida pelo Brasil após a quebra do monopólio estatal do petróleo, quando o país passou a atrair investimentos nacionais e internacionais.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Amanda Miranda

Informações com o professor Daniel Pagano, por telefone (48 331 7601) ou daniel@das.ufsc.br

Professor Clóvis Maliska 331 9936 ou maliska@emc.ufsc.br).

SITE dos projetos www.petroleo.ufsc.br

departamentos envolvidos www.das.ufsc.br e

www.emc.ufsc.br