Unaberta faz 13 anos
30 de setembro de 2004: 13 anos de Universidade Aberta
Neste período, o projeto teve programas de rádio, TV, manteve páginas em jornais do Estado e participou da programação de rádios de outros países. E, desde 1998, com a criação do Unaberta on-line, quase 2,5 milhões de pessoas acessaram o site.
O Universidade Aberta é um projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina que noticia os principais fatos ocorridos na UFSC e na educação em todo o país.
Hoje em dia, o Unaberta trabalha com webjornalismo, participa da programação da Rádio Ponto UFSC, veicula dois boletins por dia na rádio CBN Diário e faz o projeto de comunicação do Vestibular da UFSC para a Coperve – financiadora do projeto. A parceria é tida como exemplo pelo Ministério da Educação.
Muitas vezes, as coberturas do Unaberta são feitas de fora da cidade. Nos últimos meses, repórteres foram enviados a Brasília para fazer a cobertura da greve contra a Reforma da Previdência; ao Mato Grosso para a 56º Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência; ao Rio Grande do Sul, no Fórum Mundial da Educação; a Itajaí durante a visita do presidente da República, entre outros destinos.
No primeiro turno das eleições para a Reitoria, o esquema de cobertura permitiu ao Universidade Aberta e à Rádio Ponto divulgar o resultado das eleições antes da Comissão Eleitoral e corrigir o resultado oficial.
O site recebe cerca de 5 mil visitas por dia. O número de acessos cresceu quando a página passou a ser atualizada em tempo real, e não diariamente, como era feito até 2001. A mudança foi feita depois de um estudo realizado em conjunto com o Núcleo de Processamento de Dados da UFSC.
“Esse estudo nos mostrou que a facilidade de acesso às informações e a rapidez com que se chegava a elas era um fator muito importante. A partir daí vimos que informação visual como infográficos e fotografias também atraiam os leitores, assim como a hora exata que cada matéria ia para o ar”, disse Maria José Baldessar, que coordenava o Projeto no período.
Nestes 13 anos, o Unaberta já foi premiado pelas edições do Expocom de 1998, 1999, 2000 e 2004 nas categorias Design de Tela, Jornal Online, Homepage e Agência de Notícias. A Expocom é a maior exposição de produtos universitários na área de comunicação, promovida pela Intercom.
Participar do Unaberta possibilita aos estudantes a prática jornalística diária. Os alunos do Curso de Jornalismo da UFSC podem fazer parte do Unaberta a partir da segunda fase. “É importante ter essa experiência logo no início, porque a gente vivencia o que vai ser a profissão. No começo é difícil, mas depois a gente vai aprendendo”, diz Jacy Diello, que está no segundo semestre do curso.
Como tudo começou
Quando foi criado, em 1991, o Universidade Aberta era um programa de rádio com notícias sobre a UFSC, transmitido pela União FM. No ano seguinte o radiojornal passou a ser transmitido pela Barriga Verde. O programa ia ao ar em horário nobre, entre o jornal regional e o nacional, o que aumentou a audiência da produção dos alunos da UFSC.
Na época, os programas eram gravados em fita e cada dia um bolsista ficava responsável por levá-las à rádio (hoje em dia os boletins são enviados à CBN por e-mail). Em 1995, chegava ao fim o convênio com a Barriga Verde e começava a parceria, que dura até hoje, com a CBN Diário.
Em 1996, somando todo o tempo que o projeto utilizava em três emissoras de rádio, chegava-se a aproximadamente uma hora de inserções por dia. Uma das primeiras locutoras do radiojornal foi a atual apresentadora do Bom Dia Santa Catarina da RBS TV, Laine Valgas. “Era a chance de atuar como jornalista e, ao mesmo tempo, ter a supervisão dos professores”, conta a também ex-aluna Vanessa Pedro.
Também em 1996, os estudantes do Curso de Jornalismo começaram a desenvolver um telejornal semanal, com cerca de 20 minutos, coordenado pelos professores Áureo Moraes e Fernando Crócomo: o Universidade Aberta na TV. O programa Minuto no Campus foi o destaque do Projeto. O patrocínio cultural recebido fazia com que todo o Universidade Aberta fosse mantido pela produção televisiva.
No ano seguinte, o projeto passou a enviar um boletim semanal à Rádio Cuba, com informações sobre algum aspecto da realidade brasileira. Além do telejornal e dos programas de rádio, o Universidade Aberta mantinha ainda páginas quinzenais nos jornais A Notícia e O Estado. A Oficina de Produção Gráfica (OPG), responsável pela diagramação do material, também prestava serviços para empresas e elaborava o material do Vestibular.
Tanto os telejornais como a OPG foram extintos por falta de coordenadores. Os últimos professores que se envolveram com a produção, afastaram-se. Áureo Moraes assumiu a direção da Agência de Comunicação da UFSC e hoje é Chefe do Gabinete na Reitoria; Clóvis Geyer (OPG) teve que se dedicar a outros projetos.
O Universidade Aberta começou sob a coordenação dos professores Valci Zuculoto e Eduardo Meditsch. Atualmente eles estão novamente à frente do projeto, mas outros professores também passaram pelo Unaberta.
Quando o Unaberta on-line foi criado, o projeto estava sob coordenação do professor Luis Alberto Scotto. Mais tarde, sob a coordenação da professora Maria José Baldessar, o site passou a ser atualizado em tempo real.
Endereço do Unaberta: www.unaberta.ufsc.br
Fonte: Unaberta / por Isabel Colucci