Técnicos da UFSC recebem capacitação sobre o Sistema Siape

30/09/2004 11:16

Entre 27 de setembro e 1º de outubro os serviços do DRH estarão sendo apenas parcialmente oferecidos, já que a equipe está se capacitando com os técnicos do Ministério do Planejamento sobre o Sistema Siape.

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), Luiz Henrique Vieira Silva, só a sessão de recebimento de documentos estará funcionando – os demais serviços retornam na segunda-feira, dia 4. “Essa capacitação vai ser importante para preparar melhor os servidores que lidam com o Siape, simplificando e qualificando o trabalho dos servidores e encurtando tempo necessário para as mesmas ações”, diz o pró-reitor.

De abrangência nacional, hoje a principal ferramenta para a gestão do pessoal civil do Governo Federal, o Siape realiza mensalmente, desde 2001, o pagamento de cerca de 1 milhão e 300 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas em 214 órgãos da administração pública federal direta, instituições federais de ensino, ex-territórios, federais, autarquias, fundações e empresas públicas. Utilizado para gerenciar todas as operações administrativas e financeiras dos servidores do governo federal, o Siape é um importante meio de potencializar as atividades do servidor, evitando o “retrabalho” e possibilitando atalhos que simplifiquem a administração da universidade. “Assim os servidores podem melhorar-se, transformando-se em agentes de desenvolvimento da universidade”, como devem se os funcionários de um órgão como o DRH – que agora deixa de existir, para dar lugar a outras siglas.

O antigo DRH foi desmembrado no Departamento de desenvolvimento de potencialização de pessoas (DDPP) e no Departamento de desenvolvimento de administração de pessoal (DDAP), ambos ligados à nova Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS). Assim, o trabalho diverso que, segundo o pró-reitor, tornava o DRH um órgão “lento, pesado”, não tão operante, foi separado em funções específicas para cada departamento. Ao DDPP cabem os processos de qualificação de pessoal e de alunos, “potencializando-os como agentes de transformação social na UFSC”. Já o DDAP coordena os programas de administração de pessoal e gerenciamento – aposentadoria, pensões, exonerações e pagamentos diversos. Além desses, um terceiro departamento cuida da implementação de políticas de promoção à saúde e segurança do trabalho, o Departamento de desenvolvimento de atenção social e à saúde (DDAS).

Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom