Laboratório comercializa jundiá nessa quarta

18/10/2002 14:56

Serão comercializados 40 kg de filé 80 kg de peixe inteiro

Serão comercializados 40 kg de filé 80 kg de peixe inteiro

Na próxima quarta-feira, dia 23, uma equipe de alunos do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD) estará comercializando jundiás (Rhamdia quelen), espécie de peixe de água doce que vem apresentando grande potencial para a exploração comercial, por ser de fácil reprodução e larvicultura e não apresentar espinhos intramusculares. A partir das 9h, cerca de 40 kg de filé de jundiá e 80 kg de peixe inteiro e limpo (eviscerado) estarão disponíveis para os consumidores, no Centro de Ciências Agrárias – CCA, no Itacorubi.

Essa é a forma que o laboratório encontrou de divulgar a espécie para que as pessoas apreciem seu sabor e também para avaliar a aceitação no mercado. Por ser nativo da região Sul do Brasil, o jundiá é menos sensível ao manejo e às variações climáticas. Além disso, apresenta bom crescimento em cativeiro, alimentando-se inclusive durante o inverno – o que não acontece com outras espécies exóticas, podendo atingir até 3kg de peso e 50 cm de comprimento.

Para os interessados, o custo do peixe inteiro será de R$ 3,50/kg e do filé, R$ 7,50/kg. Mais informações pelo telefone do LAPAD: 389-5216.

RECEITAS PARA O PREPARO DO JUNDIÁ

1) Postas de jundiá com leite de coco (adaptação de receita fornecida pela Camarex)

Ingredientes: 1 cebola grande cortada em rodelas finas, 2 colheres (sopa) de azeite, 4 cebolinhas verdes picadas, 2 colheres de salsa picada e 2 de coentro picado fino, 2 dentes de alho picados, 1 pimentão verde cortado em tiras finas, 400g de tomates sem sementes picados, sal e pimenta do reino a gosto, 1 ½ xícara (chá) de leite de coco, 700g de postas de jundiá, arroz branco para acompanhar.

Preparo: frite a cebola no azeite, em fogo brando, até começar a murchar. Junte a cebolinha, a salsa, o coentro, o alho e o pimentão. Cozinhe em fogo brando por mais dois minutos e, então, acrescente o tomate. Após cinco minutos, tempere com sal e pimenta do reino. Junte o leite de coco, misture bem e deixe levantar fervura em fogo alto. Em seguida, diminua o fogo e mexa um pouco. Adicione o peixe e cozinhe por 15 minutos. Prove o tempero e faça ajustes, se necessário. Sirva com o arroz.

2) Filé de jundiá a parmeggiana

Ingredientes: ½ kg de filé de peixe, cheiro-verde, 1 ovo inteiro batido, farinha de rosca, 200g de queijo mozarela fatiado, 100g de presunto (opcional), ½ lata de ervilhas, 1 lata de molho de tomate ou 1 cebola picada + 2 dentes de alho picados + 6 tomates maduros e sem pele picados.

Preparo: Tempere o filé com sal e cheiro-verde. Passe no ovo batido, na farinha de rosca e depois frite. Reserve em fôrma refratária. À parte, prepare um molho de tomate, refogando a cebola e o alho no óleo, acrescentando em seguida os tomates e mexendo bem para que cozinhe. Coloque um pouco de água e sal e deixe apurar bem. Quando o molho estiver pronto, misture as ervilhas. Despeje o molho sobre o peixe, coloque então o queijo e o presunto (opcional) e leve ao forno até o queijo derreter.

3) Peixe na grelha

Ingredientes: cebola, temperos verdes, pimentão, pimenta em pó, sal, margarina e maionese, limão, batatas.

Preparo: Abra o peixe, já limpo e sem a cabeça, ao meio (duas partes) e salgue. Pique os temperos verdes, a cebola, o pimentão e misture com a pimenta, a margarina e a maionese. Adicione gotas de limão. Passe este creme no peixe. Forre um grelha com papel alumínio e ponha batatas em rodelas. Deite o peixe sobre as rodelas de batata e ponha para grelhar durante 1 hora.