Professores do Centro Tecnológico lançam livro em evento da Sociedade Brasileira de Computação
Como fazer a gestão e manutenção de novas tecnologias nas redes públicas e particulares? Qual a relação entre tecnologia e sociedade que queremos construir? Na nova sociedade da informação, o que todo mundo precisa saber sobre Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC)? Questões como estas permearam as discussões do Workshop sobre Informática Educativa (WIE) realizado no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação(SBC), no ano passado. Conscientes da importância do registro da síntese educativa do workshop, os professores Edla Maria Faust Ramos, Raul Sidnei Wazlawick e Marta Cista Rosatelli organizaram um livro – Informática na escola – um olhar mutidisciplinar, que será lançado nesta terça-feira, 05/08/03, às 12h, no congresso 2003 da SBC. O SBC 2003 começou hoje e vai até a próxima sexta feira, 08/08/03, na Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP).
Edla Ramos e Raul Wazlawick são professores do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/ CTC/ UFSC); Marta Rosatelli é docente do Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).
Publicado pela Editora da Universidade Federal do Ceará (UFC), o livro tem como co-autoresAlex Sandro Gomes, José Aires de Castro Filho, Lúcia Maria Martins Giraffa, Márcia Cristina Moraes, Mônica Carapeços Arriada, Patrícia Cristiane de Souza, Patrícia Gerent Petry, Patricia Tedesco e Paulo Gileno Cysneiros.
O livro reúne, em quatro capítulos, discussões e conclusões sobre Gestão escolar, parâmetros curriculares e novas tecnologias na escola, Ambientes de apoio à aprendizagem cooperativa, A utilização de técnicas de Inteligência Artificial no projeto de ambientes computadorizados e Ambientes de aprendizagem em Matemática. Destas áreas buscou-se “analisar aspectos de ordem pedagógica, técnica, econômica, política e social relacionados ao uso de NTIC”.
“A gestão da educação, no nível das redes e da escola, como também o uso de NTIC, têm sido dois dos pilares das reformas educacionais nas últimas décadas, no Brasil e no mundo”, contextualiza a professora Edla, sem esconder que está nesta área um “ponto crítico para a assimilação de novas tecnologias educacionais”. Faltam também orientações curriculares mais claras e um “fundamento teórico e sólido” para pesquisas de áreas como a de ambientes cooperativos, por exemplo.
Edla lembra que as Ciências Cognitivas têm produzido um conhecimento interessante sobre como se aprende Matemática, o que não se leva muito em conta, na maioria dos casos, no desenvolvimento de softwares nesta área. A professora reflete sobre as possíveis mudanças curriculares resultantes destas pesquisas, porque pensar a Matemática sendo ensinada com o apoio da Informática, pode levar os educadores a abrirem mão de algumas disciplinas hoje existentes e deixar nascer outras, que respondem a um novo paradigma de aprendizagem.
Contato por e-mail com os professores Edla Ramos (edla@inf.ufsc.br) e Raul Wazlawick (raul@inf.ufsc.br) ou telefone (48 331 7111).
Programação do WIE deste ano, no site – http://www.ic.unicamp.br/~wie2003/
Contato com a Secretaria do SBC 2003por e-mail (sbc2003@ic.unicamo.br) ou telefone (19 3788 5863)






























