Professores da Universidade Federal do Maranhão visitam a UFSC

31/05/2010 16:33

Reunião UFSC/UFMA  - fotos acervo UNA-SUS

Reunião UFSC/UFMA - fotos acervo UNA-SUS

Uma equipe de professores da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) conheceu na sexta-feira, 21 de maio, o funcionamento do Curso de Especialização em Saúde da Família (Modalidade a Distância) na UFSC, oferecido pelo Departamento de Saúde Pública/UFSC e que está em andamento desde março deste ano. O UnA-Sus/UFSC, integra o projeto Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), tem como objetivo capacitar médicos, enfermeiros e dentistas para trabalhar com o Programa Saúde da Família, através de encontros presenciais, atividades em fóruns online e acesso a vídeos, textos e imagens relativas ao conteúdo.

O Curso de Especialização em Saúde da Família (modalidade a distância) da Universidade Federal de Santa Catarina se propõe a discutir a realidade da saúde em regiões específicas do Estado e atender às necessidades de formação e educação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). “Acredito que o maior ganho com o projeto seja colocar os profissionais em contato com a realidade de sua área de abrangência ”, explica a professora Elza Berger Salema Coelho, coordenadora do UnA-SUS na UFSC. A inovação do curso da UFSC está no oferecimento de conteúdos divididos em três eixos sequenciais que contemplam módulos variados e a contextualização da realidade dos alunos, por meio de leituras, discussões em fóruns online e exercícios de fixação.

Buscar parceiras e modelos

A intenção dos professores da UFMA é observar de perto as instalações do projeto na UFSC e adaptar à realidade do Maranhão os métodos que já vem sendo aplicados em Santa Catarina. “Nosso curso será um pouco diferente em relação à grade de disciplinas, pois são realidades distintas, mas acaba sendo bem parecido na proposta e nos objetivos”, explicam os professores Sofiane Labidi, Ana Amélia Figueiredo de Olveira e Ademir da Rosa Martins, da Universidade Federal do Maranhão.

As aulas na UFMA têm início previsto para agosto, e o curso em Santa Catarina já está em funcionamento desde março deste ano. “Está sendo muito útil observar o desenvolvimento dos módulos da UFSC, para depois aplicarmos com mais eficiência algumas técnicas parecidas na UFMA”, explica a professora Ana Emília de Oliveira durante a visita de sexta-feira. “Definitivamente, o UnA-SUS na UFSC é um dos mais avançados no País. Ficamos impressionados com a qualidade do material produzido pelas equipes”.

Como todo o material usado pela UFSC foi produzido especificamente para o curso catarinense, está sendo planejado um acordo entre as duas universidades, o que proporcionaria um intercâmbio de conteúdo e informações de grande valor para as duas instituições. O curso acontece até setembro do ano que vem, e após essa data, todo o conteúdo produzido pela equipe será disponibilizado online.

O Una-Sus/UFSC

O curso iníciou com a primeira turma em março, com 560 alunos matriculados em 4 polos regionais. A segunda turma começa em agosto e deve contar com 500 profissionais divididos nas três categorias profissionais em 5 pólos em Santa Catarina. Os polos são: Grande Florianópolis, Foz do Itajaí, Planalto Norte, Nordeste, Vale do Itajaí, Sul, Planalto Serrano, Meio Oeste e Extremo Oeste.

Fonte: Una-Sus/UFSC