UFSC recebe recursos para ampliação das pesquisas na área de Seqüenciamento de Genoma

26/06/2002 17:45

Bactéria: seqüenciamento pode auxiliar a redução de adubos

Bactéria: seqüenciamento pode auxiliar a redução de adubos

A UFSC recebe nesta quinta-feira, 27/6, da Fundação de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Funcitec)R$ 50 mil para aplicação em laboratórios da instituição integrados ao projeto Genopar – Programa de Seqüenciamento Genômico do Paraná. Os recursos serão repassados como contrapartida para a ampliação física do Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), um dos setores da UFSC integrados ao Programa Genopar.

Na UFSC o projeto que permitirá o sequenciamento genético da bactéria Herbaspirillum seropedicae, fixadora de nitrogênio no solo, é desenvolvido também pelo Laboratório de Protozoologia, do Centro de Ciências Biológicas. Em termos de recursos humanos, integram o projeto os professores Rubens Onofre Nodari e Pedro Miguel Guerra, do Departamento de Fitotecnia/CCA, Mário Steindel e Edmundo Grisard, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia/CCB, e Hernán Terenzi, do Departamento de Bioquímica/CCB.

O Programa Genopar reúne laboratórios do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O objetivo é descobrir os mecanismos que levam a bactéria a fixar o nitrogênio no solo. Os avanços da pesquisa devem contribuir para a redução do uso de adubos nitrogenados em culturas como a de cana-de-açúcar, trigo, arroz e soja.

O projeto Genopar é financiado pelo CNPQ e Fundação de Fomento à Pesquisa do Paraná.

Mais informações www.genopar.ufpr.br