Emoção na formatura dos alunos do Projeto Informática Educativa Inclusiva

11/06/2003 16:19

A UFSC realizou na manhã dessa quarta-feira a formatura dos alunos do Projeto Informática Educativa Inclusiva, dirigido a portadores de necessidades especiais. Os sete alunos que concluíram o curso de Informática voltado aos participantes da cooperativa de papel reciclado da Apae estavam acompanhados dos pais e professores. Eles receberam os certificados em uma sessão que reuniu autoridades da UFSC e de órgãos como as Secretarias de Estado da Educação, Administração, Fundação Guga Kurten e Banco do Brasil.

O aluno Luciano Cordeiro Ramos falou em nome dos colegas e agradeceu ao Reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz – a quem chamou de “uma pessoa legal” – a oportunidade que a UFSC ofereceu. Oportunidade também foi a palavra usada pelo Advogado Rogério Beiler, pai da formanda Cláudia e pelo Presidente da Cooperativa da Apae, Aldo Brito, pai de Fabiana. Os dois, emocionados, destacaram a trajetória de crianças como suas filhas que precisam apenas de espaços como o curso oferecido pela UFSC para obterem a inserção em uma vida dita “normal”.

O gerente do Banco do Brasil, agência Campus, Júlio César de Aguiar, disse que o apoio que o Banco deu à cooperativa e ao curso é a contribuição da instituição para a realização de um sonho, o de permitir aos portadores de necessidades especiais que mostrem que podem exercer inúmeras atividades.

Bastante emocionado, o Reitor da UFSC recebeu do formando Rodrigo Jaques de Souza a cartilha sobre reciclagem de papel inteiramente produzida pelos alunos. Ele falou na importância do papel da Universidade em criar oportunidades como esta. “Precisamos abrir cada vez mais portas,buscando a inclusão. E não nos manter cada um em seu pequeno mundo, esquecendo-nos do mundo de todos nós”, disse o Reitor.

O Reitor também destacou as demais ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Universidade e contidas em parte no Relatório Social, apresentado na mesma sessão. O Relatório, coordenado pela Seplan, recebeu mais de 320 indicações de projetos em que a instituição atua em áreas como o atendimento à comunidade, capacitação de recursos humanos, emprego e renda, meio ambiente, educação e cidadania, saúde e lazer e cultura e esportes.