Universidade colabora com a qualidade da construção civil catarinense

09/06/2003 18:45

Um grupo de professores do Centro Tecnológico da UFSC está contribuindo com a melhoria da qualidade da construção civil catarinense. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir do Centro da Qualidade Habitat, entidade sem fins lucrativos com sede na universidade, representada juridica e financeiramente pela Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (FEESC). Primeira instituição no Estado em etapa de credenciamento junto ao Inmetro, o Centro da Qualidade Habitat avalia os produtos e serviços ligados à construção civil e oferece às empresas consultoria técnica e gerencial para que elas possam se adequar às normas de qualidade e receber o selo de certificação NBR ISO 9000.

“Nossa meta é fazer com que empresas e produtos da construção civil estejam adequadas aos padrões exigidos, o que dá ao consumidor a garantia de estar adquirindo algo com qualidade comprovada”, explica o professor de Engenharia de Materiais da UFSC e um dos consultores do Habitat, Orestes Alarcon. Atualmente, estão em processo de qualificação 150 construtoras catarinenses e 100 empresas de insumos como argamassa, mármore e granito, cerâmica, lajes e pavilhões pré-fabricados.

O Habitat foi criado em resposta à grande demanda por certificação gerada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). Segundo Alarcon, a certificação dos produtos e serviços de construção civil em Santa Catarina era feita pelo próprio fornecedor, por quem adquiria o produto ou por algum órgão certificador de outros estados que fosse credenciado ao Inmetro, o que encarecia o processo. “Agora a certificadora Habitat atua nas empresas de uma forma global, avaliando tanto os produtos quanto a sua gestão administrativa, que também influencia na qualidade, além de oferecer apoio para que essas empresas possam se adequar aos padrões exigidos”, completa.

Elaborada durante o ano de 2002 pelo Conselho Gestor da PBQP-H de Santa Catarina , a certificadora Habitat é composta por representantes das construtoras, das indústrias e dos consumidores de serviços e materiais da construção civil, como Caixa Econômica Federal, Câmara Estadual da Indústria da Construção de Santa Catarina(CEIC), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Centro Cerâmico do Brasil (CCB), Federação das Associações dos Comerciantes de Material de Construção de Santa Catarina(FACMCSC), Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina(Feesc), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina(Fiesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina(SEBRAE) e Universidade Federal de Santa Catarina.

Objetivos do Habitat

Fornecer suporte ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, PBQP-H, em Santa Catarina;

Certificar a qualidade de produtos, sistemas e serviços;

Planejar, organizar e catalisar ações que visem a melhoria da qualidade e da produtividade da cadeia produtiva da construção civil;

Promover a educação, a qualificação profissional e o treinamento de recursos humanos;

Contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação, bem como para a difusão do conhecimento;

Contribuir para o desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente;

Contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e produtos através da prestação de serviços de certificação e conscientização para a qualidade;

Tornar-se uma marca reconhecida e confiável atuando na certificação de sistemas da qualidade da série NBR ISO 9000;

Mais informações com o professor Orestes Alarcon pelo telefone 48 331 7605

Fonte: Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico