2ªSEPEX: Ossadas de mamíferos aquáticos em exposição

Fotos: Paulo Noronha/Agecom
Além das ossadas, também estão expostos cartazes com explicações sobre as características e hábitos dos animais, pesquisas e fotos das atividades realizadas no laboratório. Uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo LAMAQ estuda os vestígios de patas traseiras no esqueleto de animais da família dos golfinhos. Também estão expostas pesquisas com mamíferos terrestres como gambás e lontras gigantes.
As ossadas da exposição são de animais mortos encontrados no litoral de Santa Catarina. No LAMAQ, os ossos e o conteúdo do estômago desses animais são usados para estudar crescimento, morfologia, doenças, hábitos alimentares, parasitas e efeitos da poluição. O laboratório também realiza estudos de comportamento e identificação de espécies, ecologia, arqueologia e biogeografia. Na Área de Proteção Ambiental da Ilha de Anhatomirim, pesquisadores do LAMAQ estudam o hábitat e o comportamento de golfinhos e trabalham com educação ambiental nas escolas da região.
O LAMAQ é referência para pesquisadores de todo o Brasil. Foi inaugurado em 1987, dois anos depois do início das pesquisas com mamíferos aquáticos na universidade. Informações 331 9626.