Reitor da UFSC inaugura obras no Colégio Agrícola de Araquari
Nesta sexta-feira, dia 30, a partir das 10h , o Reitor da UFSC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, realiza uma série de inaugurações no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, no município de Araquari, no norte do Estado. Às 11h, ele entrega a pavimentação das ruas que circundam o Colégio, beneficiando inclusive a população que mora nas proximidades.
O curso técnico de Aqüicultura vai receber dois novos laboratórios. O primeiro vai dar condições aos alunos para atividades de dissecação , estudo de anatomia e outras aulas práticas. Paralelamente será liberada a Unidade Didática de Cultivo de Lambari. Segundo o professor Alberto Frank, trata-se de uma unidade prática do curso. A escolha do lambari se dá em decorrência do período de reprodução, que ocorre em menos de um ano, facilitando ao estudante o acompanhamento de todo o ciclo.
O Colégio também recebe o Laboratório de Cogumelos, que faz parte de projeto de pesquisas envolvendo a UFSC, CNPq e Univille. O setor é composto de unidade de incubação, câmara de cultivo, além de laboratório de análise. A criação de cogumelos é mais uma área do curso técnico em agropecuária.
Segundo o professor Frank os cogumelos pesquisados no laboratório são espécies que servem para consumo, como o champignon, ou para fins medicinais.
O professor afirmou também que o mercado dos cogumelos é bastante promissor e a possibilidade de exportação vem atraindo os produtores locais. O Japão, por exemplo, é um dos principais compradores.
O laboratório também pretende desenvolver transferência de tecnologia. Para isso, o Colégio vai repassar aos pequenos e médios produtores os resultados de pesquisas realizadas. Com isso será possível melhorar as condições técnicas. Atualmente a produção é sazonal e isso dificulta a comercialização em outros períodos do ano.
Mais informações (47) 447 1140