Reitor da UFSC entregou esta manhã o novo prédio do Departamento de Química
Inaugurado hoje (29) o novo prédio do Departamento de Química, conhecido como o bloco K do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, .”Trata-se de uma nova etapa, mais confortável. Ganhamos uma identidade física própria, apesar de sermos químicos”, brincou o chefe do departamento, NIlto Ângelo Debacher, acrescentando que a construção do bloco, com 1.843,44 metros quadrados a um custo de R$ 980 mil, representa a capacidade produtiva da Química da UFSC, um dos quatro melhores cursos do Brasil.
Sônia Probst, pró-reitora de Ensino e Graduação e professora do Departamento, fez referência às três gerações que deram início ao que ela chamou de “a construção de um departamento fabuloso, que fica para a vida inteira”. Já Ivan Gonçalves de Souza, coordenador do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, lembrou que a inauguração é um reflexo do esforço conjunto de professores, alunos e servidores técnico-administrativos.
O reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz enfatizou que é essencial a luta para ampliar vagas e construir novas universidades públicas e que é fundamental investir no desenvolvimento científico e tecnológico, único meio de se garantir geração de emprego e renda no país.
Luz acredita que o maior potencial são as pessoas. “Se não tivermos cabeças, não adianta ter prédios e equipamentos, e a Química tem pessoal altamente qualificado” Ele também ratificou a necessidade do Governo Federal não pulverizar o Fundo de Infra-Estrutura, que precisa ser direcionado para as universidades federais e não para as particulares. No final, um trocadilho alquimista: “É preciso muita química para que os resultados aconteçam”.
Por Artêmio Reinaldo de Souza/jornalista da Agecom