Projeto Nossa Antropologia apresenta Pesquisas sobre Música e Ritual entre os índios Wauja do Alto Xingu
O evento acontece nesta quinta,dia 29, no auditório do CFH a partir das 18h30min e terá como palestrantes Maria Ignez Cruz Mello e Acácio Tadeu de Camargo Piedade.
Uma das regiões mais densamente estudadas é o Alto Xingu, principalmente a partir da etnografia da música Kamayurá, realizada pelo Prof. Rafael José de Menezes Bastos (PPGAS/UFSC). As palestras desta quinta representam as contribuições de dois pesquisadores neste cenário. Maria Ignez Cruz Mello, que está em fase de escrita de sua tese de doutorado, apresentará alguns aspectos dos dados com os quais vêm trabalhando, relacionando música e ritual a questões
da mitologia e da socialidade, como as relações de gênero. Acácio Tadeu de Camargo Piedade, que recentemente defendeu sua tese de doutorado, apresentará um resumo geral de sua tese sobre a música e o universo das chamadas flautas sagradas. Ambas as pesquisas foram realizadas conjuntamente entre os índios Wauja do Alto Xingu entre 1998 e 2003.
Este é o quarto encontro do Projeto Nossa Antropologia que visa contribuir para a integração entre a pós-graduação e a graduação, proporcionando ocasiões de intercâmbio, nas quais egressos, docentes e visitantes do PPGAS apresentarão resultados de suas pesquisas e procurarão recuperar aspectos da história da Antropologia em Santa Catarina.
O projeto é voltado para alunos de graduação em Ciências Sociais e em cursos com disciplinas de Antropologia, estando também aberto para a comunidade em geral.
Informações 331 9714






























